Familiares de Reza Xá Pahlavi afirmaram e os restos mortais encontrados poderiam realmente ser do líder iraniano
Em 2018, a descoberta de uma múmia intrigou o Irã. Na época, foi levantada a suspeita de que o corpo encontrado poderia ser de Reza Xá Pahlavi, um dos monarca do país.
O monarca era alvo constante de elogios e críticas, sendo considerado por muitos o responsável por modernizar o país, mas alvo de ofensas por atacar a religião e supostamente violar os direitos humanos.
Reza morreu em 1944, enquanto estava exilado na África do Sul, três anos após ser forçado a abdicar seu trono por forças russas e britânicas a favor de seu filho. Ele foi enterrado inicialmente no Egito, mas acabou sendo transferido para o Irã.
A tumba do Xá havia sido destruída em Shahr-e Ray, após a revolução de 1979. Entretanto, seus restos mortais nunca foram encontrados. Com a descoberta da múmia, Reza Pahlavi, neto do monarca e membro da oposição, afirmou que haviam possibilidades do corpo pertencer a seu avô.
Através de um comunicado no Twitter, Reza fez um pedido as autoridades iranianas para que permitissem que os profissionais médicos de confiança da família tivesse acesso ao corpo e realizassem um enterro adequado no Irã.
"Se não como um pai do Irã moderno ou como um rei, ao menos como um simples soldado e servo do seu país e seu povo, Reza Xá deve ter um túmulo com seu nome em uma localização conhecida dos iranianos", declarou.
+Saiba mais com as obras abaixo:
The Fall of Heaven: The Pahlavis and the Final Days of Imperial Iran (English Edition), Andrew Scott Cooper (2016)
Link - https://amzn.to/2ZXaZ1R
A Revolução Iraniana, Osvaldo Coggiola (2008)
Link - https://amzn.to/37MH6Eh
O Irã sob o chador – Duas brasileiras no país dos aiatolás, Marcia Camargos e Adriana Carranca (2012)
Link - https://amzn.to/2ZVtdAN
Os iranianos, Samy Adghirni (2014)
Link - https://amzn.to/2uoJ3Z3
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.