Figura de destaque durante a Revolução Francesa, o antigo imperador Napoleão Bonaparte sempre foi alvo de comentários sobre sua altura; entenda!
Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/07/2020, às 08h00 - Atualizado em 23/11/2023, às 10h37
Um dos nomes mais importantes da História, Napoleão Bonaparte divide opiniões até os dias atuais. Estadista e líder militar, ganhou destaque durante a Revolução Francesa, liderando campanhas de sucesso nas Guerras Revolucionárias Francesas.
Vencendo a maioria das batalhas que assumia, Napoleão conseguiu construir um grande império na França, tornando-se imperador dos franceses como Napoleão I entre 1804 e 1814, e brevemente em 1815.
A derrota de Napoleão, que começou com a ruína de seu império, começou com uma campanha militar na Rússia, realizada em 1812, em uma tentativa de invadir o país, depois que os russos decidiram furar o Bloqueio Continental — estratégia que determinava o fechamento dos portos ao comércio realizado com a Inglaterra, rival da França, em uma tentativa de enfraquecê-la. Foi nesse evento que ocorreu a famosa Batalha de Waterloo, em 1815, que marcou a derrota definitiva do imperador francês.
+ A intensa batalha de Waterloo e a queda de Napoleão Bonaparte
Ao longo de sua vida, Napoleão foi não só responsável por um dos períodos mais gloriosos da França, como também por um dos mais violentos, visto que ficara conhecido pelo grande número de combates armados que encabeçou. Logo, ele não conquistou somente territórios, mas também grandes inimizades.
Claro que, uma vez inimigo de Napoleão, não havia muito que se pudesse fazer se não buscar um acordo de paz ou um embate direto. Um dos comentários satíricos mais conhecidos em torno da figura de Napoleão, no caso, é relacionado a sua altura: ainda hoje, muitos acreditam que ele era um homem de baixa estatura. Mas afinal, o estadista e lendário imperador francês realmente era baixinho? Confira como o boato ganhou vida!
Hoje, é consenso uma altura precisa para Napoleão Bonaparte: 1,68m, que estava dentro da média francesa do século 19. A medida, por sua vez, foi descrita nas anotações do médico italiano François Carlo Antommarchi, que cuidou do imperador francês em seu leito de morte, até o derradeiro fim trágico, em 5 de maio de 1821, na ilha de Santa Helena — por uma causa ainda hoje discutida, se foi um câncer de estômago, uma úlcera sem os devidos tratamentos ou envenenamento.
+ A saga do esqueleto do cavalo de Napoleão;
É importante mencionar que, na época, havia uma diferença entre as unidades de medidas de franceses e ingleses. Assim, surgiram os primeiros comentários sobre a altura de Napoleão. Antes da autópsia do estadista, Antommarchi registrou em seu diário que o imperador media exatamente 5,2 pés franceses, ou seja, 5,65 pés no sistema internacional de medidas.
Existem, no entanto, teorias que tentam explicar a origem do mito de que Napoleão teria sido um homem baixinho. De acordo com a Super Interessante, uma ideia bastante difundida é que, como ele era frequentemente visto à frente da Guarda Imperial — formada por homens grandes e fortes, acima da média dos franceses —, acabava se destacando por ser mais baixo que os demais.
Além disso, a própria Inglaterra, rival dos franceses sob o comando de Napoleão, pode ter contribuído com a difamação: "O mito do pequeno grande homem cresceu a partir da ruptura da paz de Amiens, celebrada entre França e Inglaterra em 1802", escreveu o historiador francês Marcel Dunan, em seu artigo 'La Taille de Napoleón' ('O Tamanho de Napoleão', em português). Desde então, a propaganda britânica se popularizou tanto que não fora esquecida.