Retratada em Abdução em Manhattan, novo documentário da Netflix, Linda Napolitano processou a plataforma de streaming; entenda
Uma nova série documental da Netflix, que será lançada nesta quarta-feira, 30, está no centro de uma polêmica judicial. A produção, que narra um alegado caso de abdução alienígena ocorrido em 1989, enfrenta um processo no Tribunal Supremo de Nova York, informa a Forbes.
Linda Napolitano, a mulher cuja experiência é resgatada em "Abdução em Manhattan", acusou a plataforma de difamação e de distorcer sua história, além de alegar apropriação indevida do trabalho do autor Budd Hopkins, que inicialmente reuniu o caso em seu livro publicado há mais de duas décadas.
Napolitano e o espólio de Budd Hopkins, autor do livro "Witnessed: The True Story of the Brooklyn Bridge Abduction", processaram a Netflix buscando indenização e solicitando à Justiça que impeça o lançamento da série documental
A ação foi movida na segunda-feira contra a Netflix, a produtora Top Hat Productions e várias pessoas envolvidas na criação do documentário, incluindo o espólio de Carol Rainey, ex-esposa falecida de Hopkins, que também participa da série.
O documentário parece incluir diversas vozes críticas à narrativa de Napolitano. A queixa destaca que Rainey foi apresentada como uma especialista cética no documentário, embora seja descrita no processo como "ex-esposa amargurada e alcoólatra determinada a se vingar do marido".
Napolitano afirma ter concordado com a representação de sua história sob a promessa de que apenas uma entrevista com Rainey seria utilizada e que sua "verdadeira história de seu sequestro seria finalmente apresentada". No entanto, ela se disse surpresa ao assistir a uma prévia da série em setembro.
A autora do processo sustenta que o programa distorce sua imagem ao apresentá-la como antagonista para gerar controvérsia, o que teria um impacto negativo sobre sua reputação. Até a tarde de terça-feira, a Netflix ainda não havia respondido oficialmente ao processo.
Linda Napolitano tem sustentado por anos que foi abduzida por extraterrestres em 30 de novembro de 1989 em Manhattan. Testemunhas afirmam ter visto uma mulher levitando até ser levada por uma nave espacial.
O material promocional da série questiona se essa história seria uma fraude elaborada ou evidência da existência alienígena.
A história de Napolitano já foi contada anteriormente no livro de Hopkins e revisitada em outras produções midiáticas ao longo dos anos.