A pergunta pode ter sido respondida em 2018 e envolve um antigo executivo do estúdio 20th Century Fox e uma atriz da Broadway da década de 1920
Ao longo das décadas, muito se especulou sobre a origem e significado por trás do nome artístico de Marilyn Monroe.Contudo, em 2018, uma fotografia rara veio à tona, levando até uma possível explicação.
A imagem mostra a ilustre atriz ao lado do ator e executivo do estúdio 20th Century Fox, Ben Lyon. Tirada em 1955, durante as filmagens do clássico O Pecado Mora ao Lado, a fotografia possui uma dedicatória, escrita pela própria estrela de Hollywood.
A memorável imagem foi entregue à companhia do colecionador Joe Maddalena, que em entrevista à BBC News Mundo no ano de 2018, afirmou que tal fato comprova a participação do executivo na criação do nome da atriz.
"Os biógrafos da atriz concordam que Lyon teve algo a ver com a mudança de nome, mas nesta foto vemos como a própria Marilyn agradece a ele por tê-la 'nomeado'", afirmou o colecionador à BBC.
Nascida Norma Jeane Mortenson, a estrela de Hollywood adotou o nome artísticoMarilyn Monroe após assinar um contrato com o estúdio 20th Century Fox.
Segundo a obra Marilyn Monroe: The Biography (Marilyn Monroe: A Biografia, em tradução livre), escrita por Donald Spoto,Ben Lyon teve um papel fundamental na carreira da proeminente atriz.
De acordo com este livro, divulgado pela BBC, o executivo do estúdio via potencial na jovem, mas acreditava que para ela decolar na carreira seria necessário adotar um nome artístico de maior impacto.
Após uma longa reunião, a artista decidiu que seu sobrenome seria Monroe, fazendo uma referência aos seus parentes maternos que possuíam esse nome. Logo em seguida, a atriz e Lyon começaram a ver outras combinações.
Na época, o executivo do estúdio 20th Century Fox, via semelhança entre ela e a renomada atriz da Broadway dos anos 1920, chamada Marilyn Miller. As artistas eram loiras, possuíam olhos claros e tinham relações familiares conturbadas.
Desta forma, em 1956, a estrela do clássico O Pecado Mora ao Lado, mudou oficialmente seu nome para Marilyn Monroe. Contudo, infelizmente, seis anos mais tarde, a atriz veio a óbito, aos 36 anos de idade.
A fotografia chegou às mãos de Joe Maddalena, em 2018, através da família de Marian Nixon Seiter — esposa de Ben Lyon. No fim de outubro daquele mesmo ano, a foto foi a leilão.
Na época, uma cópia da imagem chegou a ser exibida no museu Paley Center for Media, localizado em Beverly Hills.
"Não pude acreditar quando vi a foto. É um artigo historicamente importante (...) Eles decidiram que era o momento ou foi uma questão de negócios”, concluiu o colecionador em entrevista à BBC.
+Saiba mais sobre Marilyn Monroe por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Fragmentos: Poemas, Anotações Íntimas, Cartas, de Marilyn Monroe (2011) - https://amzn.to/2QA6UgD
Marilyn, de Norman Mailer (2013) - https://amzn.to/2wqNIex
Norman Mailer/bert Stern. Marilyn Monroe (Edição Espanhol), de Norman Mailer e Bert Stern (2018) - https://amzn.to/2woaxPX
Uma Noite com Marilyn Monroe, de Lucy Holliday (2016) - https://amzn.to/2xY5Jkv
My Story (Edição Inglês), de Marilyn Monroe (2016) - https://amzn.to/2JaWi3s
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W