Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / "O que Jennifer Fez?"

"O que Jennifer Fez?": Veja o que aconteceu com a jovem do documentário

No documentário "O que Jennifer Fez?", a Netflix retrata uma das investigações mais chocantes da história do Canadá

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 10/04/2024, às 21h24 - Atualizado em 14/04/2024, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jennifer Pan, condenada pela morte dos pais - Divulgação
Jennifer Pan, condenada pela morte dos pais - Divulgação

Em novembro de 2010, em Markham, Ontário, profissionais do 911 receberam uma ligação extremamente chocante. Aos gritos, uma mulher alegava que homens mascarados invadiram sua casa e mataram brutalmente seus pais com tiros.

A autora da ligação era Jennifer Pan, de 24 anos, mas, o que parecia um latrocínio logo revelou um crime orquestrado pela própria filha de Bich Pan e Hann Pan. Esse é o caso real retratado no novo documentário "O que Jennifer Fez?", da Netflix.

A cena do crime e os depoimentos de Pan intrigaram as autoridades. A jovem disse que estava amarrada pelos ladrões, contudo, conseguiu ligar para a polícia facilmente. Ao mesmo tempo, se questionavam: por que apenas ela não foi atacada? 

Para a infelicidade dos criminosos, o pai sobreviveu e serviu como a única testemunha verídica do brutal episódio. Ao sair do coma, ele revelou que viu a filha ao lado dos homens mascarados e que ela parecia conversar amigavelmente, mostra o documentário da Netflix. Além disso, testemunhou que não viu a filha amarrada.

Os pais de Jennifer - Arquivo pessoal

No celular da suspeita, surgiram as provas. Ao investigar conversas, as autoridades descobriram que ela e o namorado, Daniel Wong, contrataram Lenford Crawford, um matador e David Mylvaganam. 

Pressionada no depoimento, Jennifer disse que a intenção não era assassinar os familiares, mas que os criminosos tirassem a sua vida. Os relatos revelaram uma teia de mentiras e uma péssima convivência familiar.

Além de não ter o relacionamento apoiado pelos pais, ela era pressionada a ser a aluna perfeita. Eles, que deixaram tudo para trás no Vietnã, se esforçavam para que a filha tivesse o futuro ideal.

No ensino médio, a jovem falsificava o boletim e fingia ser a melhor da classe. Depois, quando chegou a época da faculdade, mentiu mais uma vez para Bich e Hann.

Enquanto os pais acreditavam que ela se formou em farmácia e foi voluntária no Hospital for Sick Children, a filha não havia nem concluído o ensino médio.

Com a farsa revelada, a casa desmoronou e resultou no episódio brutal que chocou o mundo. A mãe morreu na cena do crime, enquanto o pai milagrosamente sobreviveu e conseguiu ajuda. 

Condenação

Mas, o que aconteceu com Jennifer e os outros responsáveis pelo crime sórdido? Elas e os comparsas foram condenados à prisão perpétua. Apenas poderiam solicitar a liberdade condicional após 25 anos. Eles encararam as acusações de homicídio em primeiro grau e tentativa de homicídio.

Jennifer durante depoimento /Crédito: Reprodução/Vídeo

A filha dos Pan, hoje com 28 anos, cumpre pena no Instituição Grand Valley para Mulheres em Kitchener, Ontário, explica o The Tab. O documentário da Netflix também apresenta uma intrigante atualização sobre o caso.

"Depois de entrarem com um recurso contra a sentença por homicídio doloso de Bich Ha Pan, os acusados ganharam o direito de um novo julgamento. Jennifer continua a alegar inocência", explica a cena final de "O que Jennifer Fez?", da plataforma de streaming.

Julgamento

Em reportagem do ano passado, a CBS repercute que, conforme o Tribunal de Apelação de Ontário, o juiz de primeira instância limitou o júri de avaliar outros cenários, como homicídio em segundo grau ou homicídio culposo em relação ao assassinato de Huei.

Vale ressaltar que o novo julgamento visa apenas a condenação por homicídio em primeiro grau e não a tentativa de homicídio contra Hann.

Ele, inclusive, conseguiu uma ordem restritiva vitalícia contra Jennifer. Em comunicado repercutido pela CBC, ele explicou que perdeu a esposa e a filha de uma só vez.

"Espero que minha filha pense sobre o que aconteceu com sua família e possa se tornar uma pessoa boa e honesta algum dia", lamentou.