No verão de 2020, o americano Greg Francek encontrou uma série de fósseis antigos enquanto caminhava próximo à cordilheira de Serra Nevada, no estado da Califórnia
Era verão de 2020 quando o guarda florestalGreg Francek estava caminhando em uma área próxima à cordilheira da Serra Nevada, na Califórnia, e se deparou com algo inesperado.
De maneira acidental, ele havia encontrado um impressionante fóssil de Mastodonte de cerca de 8 milhões de anos, além de vários outros ossos de animais extremamente antigos.
Conforme informações presentes em uma matéria da revista Galileu, depois que Greg notificou as autoridades sobre o achado, pesquisadores da Universidade Estadual da Califórnia em Chico assumiram as escavações no local. Desde então a equipe busca, junto ao Distrito de Utilidades Municipais de East Bay (EBMUD, na sigla em inglês) por novas descobertas.
Logo nas primeiras semanas das escavações foi possível identificar o crânio do mastodonte, um imenso mamíferosemelhante ao elefante e que foi extinto há cerca de 10 mil anos.
Havia ainda os fósseis do esqueleto de um antigo rinoceronte e de uma tartaruga gigante, além dos restos de um salmão pré-histórico com dentes afiados e que podia chegar a pesar 180 quilos.
Em um comunicado Francek comentou sobre a descoberta: “Eu imagino como era no passado. Esses animais estiveram aqui por milhões de anos e sua população era robusta. É lindo isso”, disse o guarda.
Também um antigo camelo aepycamelus foi encontrado no local. O animal era diferente das espécies que conhecemos atualmente, uma vez que não possuía corcovas e tinha o tamanho de uma girafa. Como era bem maior que os camelos de hoje em dia, o aepycamelus ainda era capaz de alcançar galhos em árvores de até 6 metros de altura.
A equipe ainda encontrou o fóssil de uma espécie de anta já extinta que se marecia em muito com um porco e possuía uma tromba nasal curta.
Como não havia grande desgaste em seus dentes, os especialistas acreditam que se trata de um filhote que ainda estava em fase de amamentação.
Além disso, foram encontrados os fósseis de um cavalo Merychippus de três dedos, que viveu durante o Mioceno, entre 16 milhões e 5 milhões de anos atrás e também o de um imenso mamífero semelhante a um elefante moderno. O animal, que pertencia à família Gomphotheridae, media cerca de 2 metros de altura.
Conforme declarou o EBMUD em nota, “a descoberta é altamente significativa por causa do número e da diversidade de espécimes encontrados. Poucas outras descobertas de fósseis como essa existem na Califórnia. Os ossos pintam uma imagem mais clara da vida há 10 milhões de anos, quando os animais evoluíram de florestas para pastagens conforme a paisagem mudou”.
+Saiba mais sobre paleontologia através de grandes obras disponíveis na Amazon:
Paleontologia - Volume 1, de Ismar de Souza Carvalho (2010) - https://amzn.to/34AW7dN
Paleontologia de Vertebrados, por Valeria Gallo (2012) - https://amzn.to/3jdRniu
Ascensão e queda dos dinossauros: Uma nova história de um mundo perdido, Steve Brusatte (2019) - https://amzn.to/300XCj3
Dinossauros, John Long (2013) - https://amzn.to/2ZYVZ5C
Tudo sobre Dinossauros, Luciano Campelo (2017) - https://amzn.to/3gLdfBl
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W