Rodando 'Passo dos Ventos', da TV Globo, o astro teve de ser substituído às pressas
Escrita por Janete Clair em 1968, a novela Passo dos Ventos chamava atenção por algumas pautas pouco discutidas que despertaram a curiosidade dos espectadores da TV Globo; contando com romance, troca de casais famosos nas telinhas e até substituição de personagens durante a trama, a obra marcou a televisão brasileira dentro e fora das telinhas.
Contudo, a situação mais inusitada da produção se deu em meio aos bastidores de uma gravação; o consagrado ator Mário Lago interpretava o personagem Dubois, um marinheiro que ajuda uma das protagonistas a forjar um suicídio e sumir de seu ciclo social. Contudo, fora da produção, o ator era conhecido por seus posicionamentos políticos.
Declaradamente comunista e apoiador da aplicação do molde no Brasil, suas opiniões públicas na vida real contrastava com o fortalecimento do governo militar após o golpe de 1964, calando oposicionistas através de Atos Institucionais. Mario Lago, por sua vez, acabou se tornando um alvo conhecido dos militares.
Em uma das 13 vezes em que foi preso, como contabilizou o próprio ator ao portal MST, Mário estava no meio das gravações de Passo dos Ventos, sendo detido justamente por manifestar contrariedade aos valores do então governo na ditadura.
Em entrevista à Folha de S. Paulo em 2001, ele explicou como se dava essas detenções: “A minha militância em 64 era no mundo sindical. Estava ligado ao sindicato dos radialistas. Nós fizemos três greves, mas, da direção, só eu fui preso. Eu era o elemento talvez mais agitador no negócio. Começava falando em Santa Teresinha de Jesus e acabava em comunismo. O negócio era começar a conversar”.
Com o desfalque do ator na trama, a direção teve de improvisar alguém para personificar Dubois, tendo uma ideia curiosa para evitar que outros atores saíssem de suas posições.
Quem se caracterizou como o marinheiro foi o diretor Régis Cardoso, que vestiu as roupas do personagem junto da costeleta falsa. Para disfarçar, as cenas foram gravadas com Régis de costas, até que Lago fosse liberado e prosseguisse com as filmagens.