Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Lyle e Erik se sentiram ameaçados após confronto?

Em "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", a Netflix revive o polêmico caso dos irmãos condenados por assassinar os pais

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 21/09/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A família Menendez - Arquivo pessoal
A família Menendez - Arquivo pessoal

Na Netflix, a série mais assistida por internautas brasileiros é "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais". Baseada na história real de Lyle e Erik Menendez, a produção revive o ano de 1989, quando os rapazes mataram os próprios pais em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com nove episódios intensos, a série se destaca ao mostrar os dois lados do crime. Como na vida real, a acusação alegava que os Menendez foram motivados pela herança dos familiares. Já a defesa disse que eles, na realidade, sofreram abusos físicos e psicólogicospelos pais. 

Alerta spoiler!

Misturando fato e ficção, muitos podem questionar se alguns detalhes exibidos nos episódios compreendem a história real que escandalizou os Estados Unidos há mais de 30 anos. 

Quando são presos pelas autoridades, após confessarem o crime ao psicólogo do caçula, os irmãos encontram uma luz no fim do túnel com Leslie Abramson, advogada responsável pela defesa de Erik. 

Os irmãos Menendez - Getty Images

Na série, enquanto conversa com a advogada, o filho mais novo dos Menendez explica a cronologia dos fatos e surpreende ao revelar que ele o irmão se sentiam ameaçados pelos próprios pais nos dias anteriores ao assassinato. Lyle, após bater de frente com o pai, José, sobre os abusos, percebe uma mudança de comportamento nos genitores: acredita que eles planejariam suas mortes.

Na vida real, Lyle testemunhou que ele e Erik agiram "sob extrema tensão e medo iminente de serem mortos próprios pais",informou o LA Times em 1993. 

Menendez retratou o próprio pai como um tirano "frio e calculista" e sua mãe como uma "enigmática vingativa". Em forte relato, afirmou que foi molestado pelo pai dos 6 aos 8 anos e que sua mãe, Kitty, permitia que ele a "tocasse por todo o corpo".

A tensão familiar aumentou durante um confronto que teve com a mãe em 15 de agosto, informou o LA Times. Semelhante ao que é mostrado na série, o rapaz detalhou como Kitty arrancou sua peruca em meio a uma discussão na qual estaria descontrolada. 

Lyle contou ainda que, naquela noite, seu irmão Erik revelou que também era violado por José. Como resultado, ele confrontou novamente o pai na quinta-feira seguinte e se surpreendeu com a resposta: "Você me escuta. O que eu faço com meu filho não é da sua conta. Eu te aviso: não jogue sua vida fora. Apenas fique fora disso".

A família Menendez - Arquivo pessoal

Determinado, o filho mais velhos dos Menendez ameaçou revelar os abusos para outras pessoas, acreditando que só assim eles teriam paz. Seu pai, então, respondeu: "Todos nós fazemos escolhas em nossa vida. Erik fez as dele. Você fez as suas". 

Além disso, ele havia confrontado a mãe sobre os abusos, que não deu importância: “Tudo que eu lembro é dela dizendo, 'Erik está mentindo'".

Medo

Convencidos da gravidade da situação e sem acreditar na proteção policial devido à influência do pai em Beverly Hills, os irmãos compraram espingardas para se protegerem, afirmou Lyle.

"Eu pensei que estávamos em perigo. Eu senti que ele não tinha escolha. Ele nos mataria. Ele se livraria de nós de alguma forma. Porque eu iria arruiná-lo", disse ele ao testemunhar. 

O rapaz também disse que pensou em fugir com o irmão, no entanto, "não havia lugar onde meus pais não pudessem nos encontrar".

No sábado, um dia antes do assassinato, eles acreditavam estar em perigo durante uma viagem de pesca com o pai e a mãe. Quando voltaram para casa, Lyle afirmou que Kitty se dirigiu a Erik: "Se ele [Lyle] tivesse ficado de boca fechada, as coisas poderiam ter dado certo nesta família". 

Cena da série "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais"

Para eles, indica o testemunho, era um sinal de que "algo aconteceria", e que os pais estariam determinados ao tomar "a decisão" de matá-los.

Outro momento que intrigou os rapazes teria ocorrido no domingo. Lyle disse que conversou com o pai a respeito de um acampamento de tênis que se aproximava, a resposta, no entanto, surpreendeu: "O que isso importa mais?", disse ele.

Eu interpretei como uma maneira sarcástica do meu pai de dizer: 'Você está morto'", continuou Lyle "'Você não vai estar por perto para ir ao acampamento (de tênis)'".

Na noite do mesmo dia, a mãe afirmou que os irmãos não poderiam ir até o cinema. Além disso, o pai disse que Lyle deveria esperar 'sozinho' no segundo andar. Em seguida, ele levou a esposa até a sala de estar e fechou as portas, afirmou o filho mais velho. 

"Eu tinha certeza de que era isso", afirmou ele. "Eu simplesmente surtei... Eu pensei que eles estavam seguindo em frente com o plano de nos matar".

Os irmãos entraram armados no cômodo onde estavam Jose e Kitty Menendez e abriram fogo. Depois dos primeiros tiros, Lyle relatou ter atirado no pai novamente na cabeça e depois recarregado para atingir a mãe.

Os irmãos, então, recolheram as cápsulas vazias e descartaram as armas e roupas ensanguentadas antes de reportarem os assassinatos. Durante o interrogatório inicial pela polícia em Beverly Hills no dia seguinte, nenhum dos irmãos confessou o crime.