Lançado ao espaço em fevereiro de 2018 através do foguete Falcon Heavy, carro de Elon Musk foi confundido com asteroide; entenda
O Tesla Roadster, veículo de propriedade do empresário Elon Musk, lançado ao espaço em fevereiro de 2018 por meio do foguete Falcon Heavy, encontra-se atualmente a mais de 386 milhões de quilômetros da Terra. Recentemente, sua presença no espaço gerou confusão entre cientistas, que o identificaram erroneamente como um asteroide.
O carro foi enviado como carga útil durante o primeiro teste do Falcon Heavy e ficou famoso por ser o primeiro automóvel de produção a ser colocado em órbita. O projeto incluiu um manequim conhecido como Starman sentado ao volante, simbolizando a inovação e ousadia do fundador da Tesla e da SpaceX.
Recentemente, astrônomos que monitoram objetos no espaço detectaram um suposto asteroide denominado 2018 CN41. A descoberta ocorreu em janeiro pelo Minor Planet Center (MPC), parte do Centro de Astrofísica de Harvard & Smithsonian.
O objeto foi inicialmente identificado por um cientista cidadão e estava situado a menos de 240 mil quilômetros da Terra na ocasião da descoberta.
Conforme relatado pelo portal especializado Astronomy, essa proximidade classificou o corpo como um Objeto Próximo da Terra (NEO, sigla em inglês), levando os especialistas a monitorá-lo devido ao seu potencial risco de colisão com o planeta. No entanto, poucas horas após a divulgação inicial, o Minor Planet Center anunciou que revisaria suas descobertas.
O MPC confirmou que o objeto identificado não era um asteroide verdadeiro, mas sim o Tesla Roadster do bilionário. Em um comunicado oficial, afirmou: "[...] Foi apontado que a órbita detectada corresponde a um objeto artificial 2018-017A, porção superior do Falcon Heavy com o Tesla Roadster. A designação 2018 CN41 está sendo excluída e será listada como omitida", diz o documento oficial.
Os entusiastas do espaço podem acompanhar em tempo real a trajetória do Tesla Roadster através do site "Where is Roadster?", que fornece dados atualizados sobre sua localização, velocidade e distâncias em relação à Terra, Marte e ao Sol.
Atualmente, o Roadster está a aproximadamente 471 milhões de quilômetros de Marte e a mais de 242 milhões de quilômetros do Sol, deslocando-se a uma velocidade impressionante de 2.160 km/h.