Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Christoph Kramer

Christoph Kramer: O jogador que não lembra que jogou a final da Copa do Mundo de 2014

Titular na final contra a Argentina, o meio-campista Christoph Kramer jogou cerca de 30 minutos da partida, mas não se lembra

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 29/12/2024, às 12h00 - Atualizado em 31/12/2024, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Christoph Kramer celebrando a conquista da Copa do Mundo de 2014 - Getty Imagens
Christoph Kramer celebrando a conquista da Copa do Mundo de 2014 - Getty Imagens

Participar de uma Copa do Mundo é o sonho de qualquer jogador de futebol. Entrar em campo em uma final do campeonato e se tornar campeão da competição mais importante do esporte é um feito para poucos e que jamais será esquecido por aqueles que o conseguirem. Certo? Bom, pelo menos para o alemão Christoph Kramer a premissa não foi bem assim, visto que o meio-campista não se lembra de ter feito isso.

Partida para não esquecer

Christoph Kramer foi titular da Alemanha campeã do mundo na Copa de 2014. Naquela edição do torneio, a Die Mannschaft (ou 'A Equipe', como também são conhecidos) protagonizou o dolorido 7x1 e ainda bateu a Argentina na final realizada no Maracanã em 13 de julho. Mas a inesperada participação de Kramer durou apenas meia hora. 

Com apenas 23 anos naquela época, o volante foi uma das surpresas da lista final de 23 jogadores do técnico Joachim Low para o mundial daquele ano. Emprestado do Bayer Leverkusen ao Borussia Monchengladbach, Kramer havia se destacado na Bundesliga (Campeonato Alemão) da temporada passada. 

Um fato curioso, conforme recorda o Blog de Rafael Reis, no UOL, é que o atleta jamais havia disputado uma partida como titular da seleção até aquela decisão. Sua única partida pela Alemanha, inclusive, havia ocorrido em maio, quando ele jogou apenas 12 minutos.

E a oportunidade de jogar uma final surgiu por acaso. Afinal, o meio-campista do Real Madrid, Sami Khedira, havia sentido uma lesão na panturrilha logo no aquecimento e ficou de fora do jogo. Caiu no colo de Christoph a chance de jogar a partida mais importante de sua carreira. 

E apesar da grande responsabilidade, ele fazia uma partida considerada segura, com uma taxa de quase 80% de acertos de seus passes. Mas tudo mudou após uma colisão de cabeça contra o zagueiro argentino Ezequiel Garay no 16º minuto da partida.

Apesar de Kramer ter ficado um pouco grogue, ele recebeu atendimento médico fora do gramado e recebeu o aval para retornar ao campo. Aos 32 minutos, porém, ele demonstrou sinais de confusão mental e foi substituído pelo atacante André Schürrle

A concussão acabou apagando seu desempenho de sua memória e Christoph Kramer jamais voltou a se lembrar da partida mais importante de sua carreira. "Não consigo me lembrar muito do jogo", disse ele ao jornal alemão Die Welt logo após ver seus companheiros de equipe vencerem a Argentina por 1 a 0.

Não sei nada sobre o primeiro tempo. Mais tarde, pensei que tinha saído do jogo imediatamente após o choque. Não tenho ideia de como cheguei aos vestiários. Não sei de mais nada. Na minha cabeça, o jogo começa no segundo tempo".

As únicas recordações sobre os momentos em que esteve no campo se dão pelas imagens que ele reassistiu posteriormente pela televisão. Por sorte, o segundo tempo do jogo e a prorrogação da partida (onde Mario Götze faz o gol que deu o tetracampeonato aos alemães) jamais saíram de sua mente. 

"Ele nunca pediu desculpas, mas talvez eu tenha esquecido isso também", disse Kramer, em tom descontraído, ao jornal Gazzetta dello Sport, sobre a pancada que recebeu de Garay.

"Do ponto de vista de mídia, para mim esse foi um episódio positivo. As pessoas ligam a minha imagem à final da Copa do Mundo, e na vida há coisas piores do que isso. Mas não é uma história que tenho orgulho", finalizou.

Leia também:Origem e valor estimado: As curiosidades sobre o valioso troféu da Copa do Mundo