Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Astronomia

Alinhamento planetário: 5 coisas para saber antes de ver o fenômeno no Brasil

Nos próximos dias, o Brasil poderá observar o alinhamento de Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte no céu

Redação Publicado em 27/02/2025, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Reprodução/Star Walk
Imagem meramente ilustrativa - Reprodução/Star Walk

Nos próximos dias, o Brasil será privilegiado com um espetáculo astronômico raro. Trata-se de um alinhamento planetário, um fenômeno onde vários planetas se alinham no céu em uma formação quase reta. 

Embora alinhamentos planetários não sejam totalmente inéditos, a conjunção de sete planetas simultaneamente é algo excepcional, e será uma oportunidade única de admirar a grandiosidade do nosso Sistema Solar. Confira, a seguir, cinco informações para saber sobre o fenômeno antes de observá-lo.

1. O alinhamento

O alinhamento planetário é um termo astronômico que descreve o momento em que vários planetas se posicionam de forma próxima a um lado do Sol, criando a ilusão de uma linha reta no céu, conforme explica o site Star Walk

Apesar de parecerem alinhados, na realidade, os planetas não estão em uma linha reta perfeita, mas sim em uma formação quase linear, já que todos orbitam o Sol em planos muito semelhantes.

"É só uma questão de perspectiva. Se você olhar de outro ponto de vista, os planetas não vão parecer alinhados", explicou Eliade Lima, astrofísica e professora da Unipampa e coordenadora do Clube de Astronomia de Uruguaiana à BBC.

planeta
Ilustração do alinhamento planetário que irá ocorrer nos próximos dias / Crédito: Reprodução/Star Walk

2. Data e visibilidade

O fenômeno será visível em várias partes do mundo a partir da sexta-feira, 28, mas no Brasil, a melhor oportunidade de observação será no dia 4 de março, explica o portal de notícias UOL. Para ver os planetas, procure um local com uma vista clara do horizonte e sem obstáculos, como prédios ou árvores.

"O que pode atrapalhar um pouco a observação desta região no dia 28 é a presença da Lua também na direção oeste. Seu brilho torna mais difícil observar os planetas. Mercúrio fica quase impossível", explicou Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), ao Estadão. 

Um céu sem nuvens também ajudará muito na visualização. Aplicativos como Stellarium ou Star Walk 2 podem ajudar a localizar os planetas no céu em tempo real.


3. Os planetas 

Sete planetas estarão alinhados: Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte. Quatro deles — Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte — serão visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno precisarão de equipamentos como binóculos ou um telescópio pequeno para serem observados. 

Saturno será o planeta mais difícil de ser observado durante o alinhamento. Segundo o site, isso se deve à sua proximidade com o Sol, o que reduz o tempo disponível para sua visualização. Para vê-lo, será necessário estar atento ao horário exato em que ele estará no céu.


4. Planeta ou estrela?

Durante o alinhamento, é importante saber distinguir os planetas das estrelas. Embora algumas estrelas possam brilhar com intensidade, elas piscam, ao contrário dos planetas, que permanecem fixos.

Um truque simples é observar Vênus, que será o objeto mais brilhante após a Lua. Os outros planetas terão brilho mais suave, mas, com um pouco de prática, será possível identificá-los pela sua falta de cintilação.


5. Evento raro

Embora o alinhamento planetário não seja extremamente raro — já que, ocasionalmente, é possível ver dois ou três planetas no céu ao mesmo tempo —, a conjunção de sete planetas, como o que está prestes a acontecer, é incomum.

Esse tipo de alinhamento completo não ocorre com frequência e a próxima oportunidade de ver todos os planetas alinhados novamente será apenas em 2161, repercute o Star Walk.