Com a emissão do Ato Institucional Nº 5, o Brasil entrava nos anos de chumbo da ditadura militar
Uma das medidas do governo militar que somou a violência à equação já complicada da ditadura foi o Ato Institucional Nº 5. Emitido por Artur da Costa e Silva em dezembro de 1968, o AI-5 foi o mais duro de todos os dezessete decretos.
No dia seguinte à sua emissão, tomou conta das capas de diversos jornais. Os veículos, por sua vez, tentavam explicar ao povo o que aconteceria com o novo decreto em vigor. Mal sabiam eles que, a partir daquele momento, muita censura, tortura e violência estavam prestes a ocorrer.
Confira como a mídia nacional noticiou o Ato Institucional após a sua emissão.
1. Diário de S. Paulo
Logo no dia seguinte ao decreto, o Diário de São Paulo, que circula desde 1884, noticiou o recesso do Congresso Nacional. O AI-5 dava ao presidente a autoridade para decidir pelo fechamento do órgão por tempo indeterminado.
2. O Estado de S. Paulo
“Estado e apreendido” foi uma das manchetes usadas pelo Estadão no dia seguinte ao AI-5. Outro foco da capa foi, assim como o anterior, o recesso do Congresso.
3. Folha de S. Paulo
Entre outras manchetes importantes noticiadas naquele sábado, a Folha anunciou que o governo baixava mais um Ato e, na linha fina, pontuou o decreto do Ato Complementar, que fechou o Congresso e não estipulou qualquer prazo para a reabertura.
4. Jornal do Brasil
Veiculado no Rio de Janeiro, o Jornal do Brasil separou uma grande parte de sua capa para explicar o AI-5 e suas consequências. O veículo citou o recesso por tempo ilimitado do Congresso e anunciou: “tradição que se renova”.
5. O Globo
Outro jornal do Rio, O Globo foi mais didático quanto ao Ato e pontuou tudo que poderia acontecer a partir de seu decreto. De forma ainda mais direta, o veículo decidiu por imprimir o texto do decreto na íntegra.
+Saiba mais sobre a Ditadura Militar Brasileira com os livros abaixo
Ditadura à brasileira, Marco Antonio Villa (2014)
link - https://amzn.to/2RKUmEz
1964, Marcos Napolitano (2014)
link - https://amzn.to/2RLCmKg
1964, Angela de Castro Gomes (2014)
link - https://amzn.to/2Eo2kvz
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.