Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Indica / História

Biografias históricas: 10 obras que não podem faltar na sua estante de livros

Capas das obras disponíveis no Mercado Livre

Redação Publicado em 29/08/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capas das obras disponíveis no Mercado Livre - Reprodução/Mercado Livre
Capas das obras disponíveis no Mercado Livre - Reprodução/Mercado Livre

Se você deseja conhecer mais sobre figuras importantes da História, não pode perder estas indicações literárias! Preparamos uma seleção especial repleta de biografias históricas que você não pode deixar de incluir na sua estante de livros.

Confira abaixo e escolha seus favoritos no Mercado Livre:

1. Napoleão: O homem por trás do mito, de Adam Zamoyski: https://mercadolivre.com/sec/1XHEHBC

Napoleão inspira visões apaixonadas e, muitas vezes, conflitantes. Seria ele um gênio divino, um monstro megalomaníaco, um guerreiro compulsivo ou apenas um pequeno ditador desagradável? Embora exibisse tais características em diversos momentos de sua trajetória, ele não era nada disso. Como Adam Zamoyski nos apresenta nessa biografia, Napoleão era um homem bastante comum. É difícil chamar de gênio o general que comandou o pior (e autoinfligido) desastre da história militar e que destruiu sozinho o grande império que ele e outros lutaram para conquistar. Nesta obra, o autor analisa seu personagem dentro do contexto da época.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

2. A autobiografia de Martin Luther King, de Clayborne Carson: https://mercadolivre.com/sec/233vSYp

Um dos maiores símbolos da luta por igualdade, justiça e paz da humanidade, Martin Luther King liderou uma revolução que mudou os Estados Unidos e influenciou o mundo inteiro. Por sua política de resistência e transformação social através da não violência, foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Com base em arquivo inédito de textos autobiográficos do próprio King, incluindo cartas e diários não publicados, Clayborne Carson - historiador da Universidade Stanford e diretor do Martin Luther King Jr. Research and Education Institute - cria um retrato em primeira pessoa do grande líder.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

3. Dante: A biografia, de Alessandro Barbero: https://mercadolivre.com/sec/28e4ryB

Nascido em Florença no século XIII, Dante Alighieri é uma das figuras mais importantes ― e enigmáticas ― da literatura ocidental. Político, escritor e exilado, foi um intelectual de diversas facetas que não só moldou a língua italiana, como também a forma clássica como muitos entendem os conceitos de paraíso, purgatório e inferno. Desde sua relação com a família, passando por sua ampla formação intelectual até a composição de sua obra-prima, a viagem alucinante conhecida como Divina comédia, Barbero lança luz sobre capítulos essenciais da vida do escritor ― mostrando-o como gênio absoluto, mas também como um homem do seu tempo.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

4. Nelson Mandela: longa caminhada até a liberdade, de
Nelson Mandela: https://mercadolivre.com/sec/1GYTXPs

Como recebedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, presidente do Congresso Nacional Africano e líder do movimento contra o apartheid, Nelson Mandela é um dos grandes líderes morais e políticos do mundo. Nesta obra, ele conta a história extraordinária de sua vida e descreve em detalhes a sua jornada: o desenvolvimento de sua consciência política, seu papel essencial na formação da Liga da Juventude do CNA, seus anos dramáticos na clandestinidade e o seu agitado quarto de século atrás das grades. Também relembra comoventemente os eventos importantes que antecederam o seu triunfo na primeira eleição multirracial realizada na África do Sul, em abril de 1994. Eis aqui uma das mais poderosas e inspiradoras histórias de nossa época.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

5. Beethoven: as muitas faces de um gênio, de João Maurício Galindo e Romain Rolland: https://mercadolivre.com/sec/2bK3iy2

Beethoven está mais vivo do que nunca. Suas composições são executadas em orquestras ao redor do mundo e sua popularidade ultrapassa os limites dos apreciadores da música clássica. Para celebrar Beethoven, este livro reúne dois autores: um maestro brasileiro contemporâneo, João Maurício Galindo, e um romancista francês do início do século XX, Romain Roland. Ambos nos situam Beethoven em seu tempo, em sua família, na sua relação com outros músicos, com mecenas, com o público, até com mulheres. Mostram diversas de suas facetas, desde um ser mitificado, endeusado, até um ser humano – de enormes dimensões, sem dúvida, mas um ser humano como qualquer um de nós.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

6. Alexandre, o Grande, de Philip Freeman: https://mercadolivre.com/sec/2Zh2ri8

Ele foi um general de tamanha habilidade e fama que suas estratégias foram estudadas e replicadas por grandes líderes - de Aníbal a Napoleão - por mais de dois mil anos. Ele foi responsável pela formação do maior exército do mundo antigo, governando um território que se estendia dos desertos do Egito às montanhas do Paquistão. Coroado aos 19 anos, morreu no auge da glória aos 32. Sua vida é habilmente narrada pelo historiador Philip Freeman nesta biografia, escrita com precisão acadêmica e de leitura saborosa como um grande romance de aventuras.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

7. Simone de Beauvoir: Uma vida, de Kate Kirkpatrick: https://mercadolivre.com/sec/1UHcvKV

Símbolo da mulher liberada, os relacionamentos não convencionais de Simone de Beauvoir inspiraram e escandalizaram sua geração. Filósofa, escritora e ícone feminista, ela ganhou prêmios literários de prestígio e transformou a maneira como pensamos sobre gênero. Mas, apesar de todo o seu sucesso, ela se questionava se havia recebido o crédito que, de fato, acreditava merecer. Afinal, por conta de seu lendário caso de amor com o filósofo Jean-Paul Sartre, muitos consideravam que suas opiniões não eram tão genuínas assim. Esta nova biografia traz um material inédito, que joga luz sobre essas questões: as cartas que trocou com seu último amante, Claude Lanzmann. Através dessas cartas e de outros diários recentemente encontrados, a filósofa Kate Kirkpatrick mostra a engenhosidade do pensamento da escritora e a importância de seus outros amantes. 

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

8. Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, de Julia Baird: https://mercadolivre.com/sec/331xRWM

Quinta na linha sucessória do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda, ninguém poderia imaginar que um dia Vitória subiria ao trono. Coroada em 1837, aos dezoito anos, reinou por 64 anos, período que entrou para a história como a Era Vitoriana. Afinal, sua mão firme e influência fizeram dela um símbolo da segurança e da tradição do povo inglês. Nesta incrível biografia, Julia Baird revela a verdadeira mulher por trás do mito: uma rainha ousada — uma Vitória para os nossos tempos.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

9. D. Pedro - A História não Contada, de Paulo Rezzutti: https://mercadolivre.com/sec/2ckMrP3

Ao morrer, D. Pedro IV deixou para as gerações futuras uma difícil tarefa: entender as muitas contradições da sua vida e extrair das suas memórias uma imagem fiel da sua personalidade, das suas ideias, angústias e ambições. Até hoje, esta tarefa não tinha sido cumprida. No meio de um emaranhado de especulações e distorções históricas, ficava a interrogação: quem foi D. Pedro? Para responder a esta pergunta, Paulo Rezzutti recorreu a uma ampla gama de fontes primárias e documentos originais que revelam uma miríade de facetas desconhecidas de D Pedro e que dão acesso à história não contada do monarca.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

10. Eu sou Malala, de Malala Yousafzai: https://mercadolivre.com/sec/1bo2unp

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Em 9 de outubro de 2012, foi atingida na cabeça por um tiro dentro do ônibus escolar. Contra todas as expectativas, sobreviveu. A recuperação de Malala a levou de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, tornou-se um símbolo global de protesto pacífico e a mais jovem a ser reconhecida com um prêmio internacional de paz. Esta é a narrativa de uma família deslocada pelo terrorismo, da luta pelo direito à educação feminina e dos desafios à valorização da mulher em uma sociedade que privilegia filhos homens. 

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.