Evento pode sinalizar início da revitalização do corpo de água, cujos esforços nesse sentido datam dos anos 90
Na última segunda-feira, 12, começaram a circular nas redes sociais vídeos que mostram peixes nadando no Rio Pinheiros, que é conhecido por sua poluição e mau cheiro, causando assim surpresa nos internautas.
As gravações que flagram o possível reaparecimento de vida aquática no rio paulistano foram feitas por ciclistas da região.
A notícia foi repercutida pela Folha de São Paulo, e de acordo com Malu Ribeiro, que é diretora da Fundação SOS Mata Atlântica e deu entrevista para o veículo, os peixes provavelmente vem de um dos afluentes do Pinheiros, como o chamado córrego do Sapateiro.
De qualquer maneira, o achado é motivo para otimismo: se os seres aquáticos conseguiram nadar pelo corpo de água, é porque já existem zonas do rio com oxigenação suficiente para permitir sua repopulação.
“É um sinal positivo de um trabalho de quase três décadas de recuperação dos rios, córregos e nascentes da cidade. É um começo e é importante para mostrar que não podemos parar o que está sendo feito”, explicou Malu para a Folha.
Já houveram inúmeros esforços no sentido de despoluir o Rio Pinheiros ao longo dos anos, com os projetos mais antigos datando de 1990. Um dos governadores de São Paulo a propor a conclusão dessa meta de décadas, justamente, é João Dória.
O político inclusive compartilhou em suas próprias redes sociais o vídeo viral, escrevendo: “Peixes no rio Pinheiros? Sim! Estamos recuperando a vida no rio Pinheiros. Até dezembro de 2022, vamos entregá-lo despoluído aos cidadãos de São Paulo”, prometeu.
Veja abaixo o vídeo citado, que foi publicado pelo Poder 360:.