A filmagem se tornou pública em 2018 e rodou o mundo com a curiosa reação de higiene do animal
Durante a última sexta-feira, 10, o influencer Pedro Certezas angariou milhares de comentários e mais de 38 mil curtidas em uma indagação mal esclarecida; revivendo um vídeo onde um suposto rato se ensaboa, ele indaga se haveria algum tipo de explicação para tal feito do animal.
A dúvida parecia simples, mas foi digna de impulsionar diversos usuários do Twitter a manifestarem o mesmo questionamento, principalmente pelo fato do roedor se assemelhar a um ser humano durante o banho, ou seja, passando as mãos por todo o corpo de maneira repetida, inclusive em cantos mais inacessíveis como as axilas e o bumbum.
tipo, algum biólogo já explicou esse grandioso caso ou a gente aí há 3, 4 anos aceitando o fato de que tem um rato que se ensaboa mesmo e foda-se? https://t.co/UvUTehkvQb
— Pedro Certezas (@pedrocertezas) June 10, 2022
Contudo, sequer trata-se de rato. O vídeo, gravado em 2018 no Peru, não teve autoria atribuída a alguém, sendo disseminado por páginas de humor do país e posteriormente rodando o mundo. Mas especialistas conseguiram identificar com facilidade, pela postura e constituição física do animal, que tratava-se de um pacarana, natural da América do Sul.
De acordo com reportagem do quadro 'Detetive Virtual' no programa 'Fantástico', da TV Globo, o animal realmente se limpa com tais movimentos naturalmente. No entanto, apenas água ou a própria saliva é necessária para fazer a higiene do bichinho, sem a necessidade de sabão ou shampoo.
A pele deles, inclusive, é extremamente sensível com produtos de tal natureza, o que fez com que o pacarana do vídeo acelerasse seus movimentos para retirar todo o sabão que cobria seu corpo. Dessa forma, o efeito visual causado pelo incômodo tornou-se cômico por parecer um banho humano, mas nem de longe era confortável ao roedor.
Um outro vídeo de 2018, publicado pelo canal Snoring Dormouse no YouTube, tirou a dúvida dos internautas ao mostrar um pacarana tomando um banho “ao natural”; sem nenhum produto, apenas com a água coletada na beira de um riacho, com movimentos bem mais tranquilos e naturais.
Veja abaixo o vídeo do pacarana no banho natural: