Um dos maiores nomes da música clássica, legado do pianista é honrado com cerimônia aberta ao público
Um dos maiores nomes da música clássica brasileira, Nelson Freire, que veio a falecer na última segunda, 1, está sendo velado em um dos locais mais importantes para a música e cultura do Brasil: o Theatro Municipal do Rio, na capital carioca.
Aos 77 anos, o músico faleceu em sua casa, no município do Rio de Janeiro, em Joá, na Zona Oeste, durante a madrugada de segunda-feira. As causas da morte ainda não foram divulgadas à imprensa.
Nelson Freire deixou para trás o seu marido, agora viúvo, o médico Miguel Rosário e seu irmão.
A cerimônia, que acontece hoje, terça-feira, 2, está sendo aberta ao público, no saguão do Theatro Municipal, segundo cobertura do G1.
Das 11h às 16h, qualquer pessoa pode frequentar e prestar seus respeitos ao pianista, que marcou de maneira inigualável a música clássica brasileira, com seus concertos, composições e recitais.
Tocando piano desde os seus dois anos, Nelson Freire teve seu primeiro recital aos cinco e aos doze já havia sido mandado para a Europa, de forma que estudasse com os maiores nomes de seu ramo.
Durante sua carreira, ficou grandemente conhecido pelo mundo todo como um dos melhores intérpretes de Beethoven e Chopin.
Seu amigo pessoal, o maestro João Carlos Martins conversou com o portal O Globo após o falecimento do músico e compositor, afirmando sem dúvida que “Nelson Freire era o maior pianista da atualidade”.