Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Silvio Santos

Veja o que aconteceu com um fusca dado de presente por Silvio Santos em 1980

Há mais de quarenta anos, a família do comerciante Márcio Rosa da Silva ganhou um fusca de Silvio Santos no programa Baú da Felicidade

Redação Publicado em 22/08/2024, às 16h51 - Atualizado às 16h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Márcio Rosa da Silva e o fusca da família - Arquivo Pessoal
Márcio Rosa da Silva e o fusca da família - Arquivo Pessoal

Há mais de quarenta anos, o comerciante Márcio Rosa da Silva, de 52 anos e residente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, guarda uma verdadeira relíquia em sua garagem: um Volkswagen Fusca azul, ano 1981, que a família ganhou no programa Baú da Felicidade, apresentado por Silvio Santos.

Em dezembro de 1980, a avó de Márcio foi sorteada no programa, e seus pais viajaram até São Paulo para participar da gravação, onde tiveram a oportunidade de conhecer o apresentador.

Na participação no programa, onde foram representados por cantores que precisavam identificar a música tocada, a família conquistou uma televisão e um Fusca azul modelo 1300, movido a etanol, que continua com eles até hoje.

Conforme repercutido pelo UOL, nos anos 1980, participar do Baú da Felicidade era o sonho de milhões de brasileiros. A possibilidade de ganhar prêmios em programas de televisão gerava grande emoção e esperança para as famílias, e o Fusca era um carro muito desejado na época.

Apesar de o programa ter sido gravado em dezembro, o carro foi entregue em 1º de abril. Eu era pequeno, mas me lembro que foi a maior festa aqui no bairro. Toda a equipe da emissora esteve na minha casa, teve balões, fogos de artifício e todo mundo ficou sabendo que havíamos ganhado o carro", relembrou o comerciante, que na ocasião tinha 10 anos.

Memória afetiva

O Fusca, que inicialmente pertenceu à avó de Márcio, foi passando de geração em geração. Após o falecimento de seu pai em 1996, o veículo ficou sob a responsabilidade do próprio e está guardado na garagem da casa da família.

Ele explicou que, ao longo dos anos, sempre se dedicou a cuidar do carro e fazer o possível para preservar sua originalidade. "O volante, o painel, os frisos, as rodas e todo o carpete interno são originais. Os bancos precisamos trocar a capa porque com o tempo a original ficou deteriorada. O motor também mandei retificar recentemente", acrescentou.

Com 43 anos, o Fusca continua em perfeito estado de funcionamento. Ele é utilizado por Márcio e sua família para passeios pelos bairros de Belo Horizonte nos finais de semana. "Não o uso no dia a dia, mas faço questão de levá-lo para passeios para mantê-lo em bom estado", diz ele.

Segundo o dono, a família vive na mesma casa desde a época da premiação, e todos no bairro conhecem a história do Fusca e sua conexão com Silvio Santos. Ao longo dos anos, a família recebeu várias ofertas para o carro, mas afirma que o veículo é um verdadeiro tesouro para eles e não está à venda.

Ele tem um valor sentimental muito grande, faz parte da história da minha família e nunca cogitamos vender. É algo que vamos manter conosco", finalizou Márcio.