Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Luigi Mangione

Vaquinha online arrecada mais de US$ 55 mil para Luigi Mangione

A campanha, que visa garantir representação legal a Mangione, já alcançou pouco mais de um quarto da meta de 200 mil dólares

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 13/12/2024, às 07h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luigi Mangione - Divulgação
Luigi Mangione - Divulgação

Uma campanha de arrecadação de fundos criada por apoiadores de Luigi Mangione já superou 1.800 doações e acumulou mais de 55 mil dólares — pouco mais de um quarto da meta de 200 mil dólares estabelecida para cobrir seus custos legais. Conhecida como Fundo Legal Luigi Mangione, a iniciativa visa garantir uma representação jurídica justa ao suspeito de assassinar o CEO Brian Thompson.

A organização por trás da campanha, que se autodenomina "Comitê Legal 4 de Dezembro", descreve Mangione como um "preso político". Eles afirmam ter estabelecido contato direto com o acusado e garantem que, caso ele recuse os recursos, o dinheiro será destinado a "outros presos políticos nos EUA".

A maior contribuição individual registrada até a noite de quinta-feira, 12, foi uma doação anônima de 1,3 mil dólares (aproximadamente R$ 7,7 mil), segundo informações do portal UOL. O doador justificou o valor mencionando uma experiência pessoal: "Coincidentemente, o mesmo valor [a meta de 200 mil dólares] que me foi cobrado pelo meu procedimento médico que deveria ser 100% coberto".

Mensagens

Várias mensagens enviadas junto às doações expressaram descontentamento com o sistema de saúde dos Estados Unidos. Um doador afirmou: "Negar cobertura de saúde às pessoas é assassinato, mas ninguém é acusado desse crime", referindo-se à morte como um "homicídio justificável". Outros simplesmente escreveram "Deny, Defend, Depose" (Negar, Defender, Depor), palavras alegadamente encontradas nos cartuchos de bala na cena do crime, associadas às táticas usadas por seguradoras para evitar pagamentos.