Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Aposentado envia 10 mil dólares em bolsa com doações ao RS por engano

Aposentado da Polícia Federal esqueceu que grande quantia estava guardada em bolsa enviada com doações às vítimas das enchentes no RS; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 12/06/2024, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nota de dólar encontrada em meio às doações e bolsa da doação - Reprodução
Nota de dólar encontrada em meio às doações e bolsa da doação - Reprodução

Em meio às doações enviadas às pessoas prejudicadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, em um caminhão que partiu de Santos, em São Paulo, com rumo a Pelotas, uma bolsa foi encontrada com uma "doação" inusitada: 10 mil dólares em dinheiro, uma quantia que, atualmente, seria cerca de R$ 53,8 mil.

A bolsa com o dinheiro foi descoberta durante a triagem dos donativos, juntamente com cartas, fotografias e outras lembranças de um homem chamado Mário Cassiano Dutra.

Nós não tivemos dúvida do que fazer: encontrar o dono desse dinheiro. E encontramos. Nós já entramos em contato com ele, estamos devolvendo o dinheiro para quem, de fato, é o dono", afirma o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), cuja assessora descobriu a bolsa, ao g1.

+ Em meio a enchentes, polícia encontra depósito com objetos roubados no RS

Dinheiro esquecido

O verdadeiro dono da bolsa de dinheiro, Mário Dutra, era um policial federal, hoje aposentado com 77 anos. Ele disse ao g1 que juntou o dinheiro durante mais de uma década, para que pudesse realizar uma viagem à Europa depois que se aposentasse, mas a ideia nunca saiu do papel.

"Como não apareceu a oportunidade, eu esqueci", disse ele. "Se esses documentos não tivessem na sacola, jamais iam me encontrar. Me comoveu, eu acho que é a lei do retorno".

O aposentado também contou que, embora sequer tivesse familiares no RS, se sensibilizou com a situação catastrófica no estado, que já acumula mais de 170 mortes e deixou cerca de 600 mil pessoas desabrigadas. Por isso, decidiu ajudar, e arranjou roupas para doar.

A primeira sacola que havia separado para a doação, no entanto, não foi suficiente para guardar tudo que ele pretendia enviar. Foi então que ele encontrou a bolsa vermelha em que tinha itens esquecidos por ele, incluindo os dólares, acomodou o restante dos donativos, e a enviou.

Agora, com o dinheiro novamente em mãos, ele disse que a quantia já possui destino. Segundo o g1, ele vai doar uma parte às pessoas atingidas pelas enchentes, e outra parte será para que ele possa "curtir o resto da vida".