Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Valiosa placa de mármore do século 2 é encontrada na Bulgária

Apesar de incompleta, a rara e inusitada peça fazia parte de uma laje e apresenta inscrições poéticas misteriosas

Pamela Malva Publicado em 16/06/2020, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da placa de mármore encontrada na Bulgária - Divulgação
Imagem da placa de mármore encontrada na Bulgária - Divulgação

Durante escavações na cidade de Varna, na Bulgária, arqueólogos encontraram um dos artefatos mais raros da região. Datada do século 2 d.C., a placa descoberta fazia parte de uma laje de mármore e, em uma de suas faces, apresenta uma inscrição poética.

Segundo a Televisão Nacional da Bulgária, o local explorado por especialistas é uma antiga zona de banhos termais do país, ativa entre os séculos 2 e 3 d.C.. Por isso, inclusive, o achado foi considerado tão valioso, sem quaisquer precedentes.

Detalhes das incrições na placa de mármore / Crédito: Divulgação

Mais raras e misteriosas ainda são as incrições talhadas na placa. Apesar de incompletas, as frases indicam pertencer à uma escrita poética, que ainda deve ser estudada e analisada em mais detalhes pelos especialistas búlgaros.

De acordo com os arqueólogos, as águas termais de Varna cobriam uma área de 7 mil m2, em meados do século 2 d.C.. Assim, elas representam o maior conjunto termal da península balcânica e o maior edifício antigo descoberto na Bulgária até agora.