Os ursos não hibernam, mas realizam uma atividade muito parecida, explicam os cientistas
Um vídeo de um urso branco saindo de sua toca após um período de "hibernação" viralizou recentemente ao mostrar o animal descabelado, com a postagem original já tendo alcançado mais de 23 milhões de visualizações no TikTok e 34 milhões no Twitter. A cena fofa esconde uma história triste por trás, que você pode conhecer clicando aqui.
Muitos internautas, ao ver o vídeo, comentaram que a ursa do Himalaia, chamada Chada, estava acordando de sua hibernação. Porém, os ursos, na verdade, não hibernam, como explicou a bióloga Mari Krüger em post no Twitter.
A hibernação é um estado onde o animal tem uma queda de temperatura corporal de 5°C, acompanhada da interrupção das atividades fisiológicas. É como se o animal entrasse em um tipo de coma, sem nem fazer xixi ou cocô.
Outro processo similar na natureza é a estivação, que acontece em lugares mais quentes, como desertos ou zonas tropicais. Esse é o caso de animais que dormem em lugares mais frescos, em um estado de letargia parecido com o da hibernação, mas não tão profundo.
Os ursos não praticam nem a hibernação, nem a estivação, mas sim um meio-termo entre ambas as categorias, como explicou o biólogo Luan Morais, responsável pelo setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo, ao ECOA UOL.
O corpo do urso trabalha para acumular gordura no verão, como fazem os animais que hibernam, mas os ursos permanecem responsivos no inverno. Seu metabolismo está diminuído, mas eles não entram no "coma" da hibernação, podendo reagir e se defender caso necessário.
Ursas fêmeas, como Chada, também podem dar à luz durante seu período intermediário entre estivação e hibernação, depois voltando para sua soneca prolongada.
Hibernação, como explica Luan, é uma simplificação para quem é leigo no assunto. Animais que realmente hibernam são "alguns esquilos, algumas espécies de morcego, de rato silvestre e de marmota" do Hemisfério Norte, como explicou Morais ao UOL.
Vocês sabiam que ursos não hibernam? (Sério) Sempre quis falar disso mas daí entrei no limbo das curiosidades de biologia humana e nunca desenvolvi essa pauta hahaha https://t.co/fBtOZmWws4
— MARI KRÜGER (@marikrugerb) May 11, 2023