Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Ucrânia aceita proposta para cessar-fogo de 30 dias com a Rússia

Acordo entre Ucrânia e Estados Unidos prevê retomada da assistência de segurança americana e início de negociações para paz duradoura

Redação Publicado em 11/03/2025, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Volodymyr Zelensky (presidente da Ucrânia) e Donald Trump (presidente dos Estados Unidos) - Getty Images
Volodymyr Zelensky (presidente da Ucrânia) e Donald Trump (presidente dos Estados Unidos) - Getty Images

A Ucrânia concordou em aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia, buscando restaurar a paz após a invasão russa. A decisão foi anunciada em uma declaração conjunta das delegações dos EUA e da Ucrânia, após reunião em Jeddah.

O acordo prevê um cessar-fogo provisório de 30 dias, com possibilidade de extensão mediante acordo mútuo, e está condicionado à aceitação e implementação simultânea pela Rússia. Os Estados Unidos se comprometeram a comunicar à Rússia que a reciprocidade é fundamental para alcançar a paz.

Além do cessar-fogo, os EUA anunciaram a retomada imediata do compartilhamento de inteligência e da assistência de segurança à Ucrânia. Ambas as delegações concordaram em iniciar negociações para uma paz duradoura, que garanta a segurança da Ucrânia a longo prazo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressou otimismo com a proposta, destacando a importância do "silêncio no céu" e no mar, bem como de "medidas reais para estabelecer confiança", incluindo a libertação de prisioneiros. Ele agradeceu ao presidente dos EUA, Donald Trump, pela "construtividade da conversa".

Convencer

Zelensky enfatizou que a Ucrânia está pronta para a paz, mas ressaltou que a Rússia precisa demonstrar sua disposição de encerrar a guerra. "É hora da verdade completa", afirmou o presidente ucraniano ao Guardian.

Segundo o 'The Guardian', a proposta dos EUA inclui um cessar-fogo completo por 30 dias no Mar Negro e ao longo de toda a linha de frente. A Ucrânia considera a proposta positiva e está pronta para dar esse passo, mas ressalta que os EUA precisam convencer a Rússia a concordar.

A reunião em Jeddah também destacou a prontidão dos EUA em retomar a assistência de defesa à Ucrânia, um "elemento importante" para o processo de paz, segundo Zelensky. Os EUA se comprometeram a discutir as propostas com representantes da Rússia, enquanto a delegação ucraniana reiterou o envolvimento dos parceiros europeus no processo de paz.