Os restos mortais foram descobertos 108 anos depois da Guerra dos Balcãs, conflito no qual os combatentes morreram
Uma tumba, que continha 30 esqueletos de soldados otomanos, foi encontrada em um distrito suburbano de Istambul, na Turquia. A descoberta foi feita 108 anos depois de os combatentes terem sido mortos durante um dos conflitos travados na região, a Guerra dos Balcãs, que aconteceu entre outubro de 1912 e julho de 1913.
De acordo com o diretor dos Museus Arqueológicos de Istambul, Rahmi Asal, os militares encontrados haviam servido no 86º Regimento do Exército Otomano durante a guerra em questão. Foi possível identificar alguns deles a partir de selos oficiais e números de colarinho que estavam junto deles na tumba.
Pelo menos cinco homens foram reconhecidos. Mehmet Nuri, Necmettin e Osman Binveli eram três soldados oficiais na missão da Guerra dos Balcãs, e Daniel e Avedis, dois oficiais otomanos não mulçumanos.
Durante a escavação, também foram encontrados outros artefatos, como botões, fivelas de cinto, uma bússola, baionetas, muitos espelhos, dois anéis, colheres e porta-cigarros. Todos os objetos foram coletados e organizados pelos Museus Arqueológicos de Istambul.