Shakira será julgada por supostamente fraudar 14,5 milhões de euros
Nesta terça-feira, 27, o Tribunal Provincial de Barcelona informou que a cantora colombiana conhecida por ser a rainha do pop latino, Shakira, 45, será julgada pela Justiça espanhola por uma suposta fraude fiscal.
Segundo informações do Splash, do UOL, ainda não foi determinado o dia do julgamento. Em 19 de setembro, porém, o tribunal havia emitido uma ordem judicial acusando a colombiana por outros seis crimes contra a Fazenda Pública.
De acordo com a Justiça espanhola, a cantora elaborou uma 'estrutura corporativa' impedindo a cobrança dos impostos entre 2012 a 2014, fraudando cerca de 14,5 milhões de euros, mais de R$75,3 milhões, à receita do país.
Em julho, o Ministério Público da Espanha, além de solicitar que Shakira pague uma multa de 24 milhões de euros (aproximadamente R$ 124,7 milhões em conversão para nossa moeda), também pediu um decreto de 8 anos de prisão para colombiana.
Shakira cedeu uma entrevista à revista Elle neste mês em que, ao ser questionada sobre asdenúncias declarou que todo mundo sabe que "as autoridades fiscais costumam fazer isso".
É bem sabido que as autoridades fiscais espanholas costumam fazer isso, não apenas com pessoas como eu (ou o Cristiano Ronaldo, Neymar, Xabi Alonso e muito mais), mas isso também acontece injustamente com outros contribuintes anônimos", relatou ao veículo.
A colombiana conhecida pela música 'Waka Waka (This Time for Africa)' lançada em 2010 para Copa do Mundo na África, concluiu que segue tranquila em relação às acusações, pois realiza os pagamentos dos impostos de forma correta.