Localizadas em um grande cemitério Real da Idade do Ferro, as estruturas podem ter pertencido a algum governante nórdico
Três estruturas de grandes salões vikings foram encontradas por arqueólogos em um cemitério Real da Idade do Ferro em Borre, na Noruega. Possivelmente mencionadas nos famosos contos nórdicos, as salas eram usadas por pessoas de altos status sociais na época.
O cemitério foi identificado pela primeira vez em 1852, com mais de 50 estruturas feitas para enterrar quem estivesse em um alto patamar na hierarquia da sociedade. Hoje, é um dos maiores locais funerários da Escandinávia.
Encontrados recentemente, os três salões se parecem muito com corredores e contavam com lareiras. Os locais, no entanto, não eram usados para cozinhar ou fazer artesanato, muito menos para moradia.
Segundo os arqueólogos responsáveis pela descoberta, a construção era alta demais para o padrão dos prédios domésticos da época. Além disso, nenhuma das estruturas apresentava divisões internas, apenas colunas — diferentemente das casas vikings.
Duas das câmaras podem ter sido construídas antes — ou ao mesmo tempo — que alguns dos túmulos da região. Ou seja, elas podem datar do período entre os séculos 6 e 7 d.C.. Ainda mais, é possível que os salões tenham pertencido a algum poderoso governante nórdico.
+Saiba mais sobre os vikings:
Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman (2017) - https://amzn.to/2NVJsch
Breve História dos Vikings, de Manuel Velasco (2013) - https://amzn.to/30M8yzH
Vikings: Noite Em Valhala, de Eduardo Kasse (2019) - https://amzn.to/36oybrg
Dicionário de História e Cultura da era Viking, de Johnni Langer (2017) - https://amzn.to/30MF1pv
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.