Treinador de futebol que foi resgatado no ano de 2018 após quase três semanas preso em uma caverna enfrenta agora um novo desafio
O treinador que ganhou notoriedade mundial ao ficar quase três semanas preso em uma caverna com jovens jogadores de futebol tailandeses enfrenta agora uma novo desafio: está ilhado no telhado de sua casa devido a inundações repentinas no país.
Ekkapol Chantawong, que liderava o time "Wild Boars" durante o incidente de 2018, relatou à AFP nesta quarta-feira que está utilizando sua experiência passada para enfrentar a atual situação em Mae Sai, no norte da Tailândia.
Conforme destacou o portal O Globo, chuvas torrenciais causadas pelo Tufão Yagi provocaram inundações e deslizamentos de terra na Tailândia, Vietnã, Laos e Mianmar.
Na manhã de terça-feira, a água subiu rapidamente na vila onde vive Ekkapol, pegando sua família de surpresa e deixando-os sem tempo para fugir. Eles foram forçados a subir no telhado, onde passaram a noite de terça-feira junto com a namorada e a tia do treinador.
"Eu estava com medo, mas disse a mim mesmo que tinha que ficar calmo, esperar e avaliar a situação", contou Ekkapol à AFP. Ele destacou que a experiência na caverna em 2018 o ensinou a lidar com situações extremas. "Não acho que seja diferente. Primeiro temos que nos concentrar e começar a resolver o problema que estamos enfrentando. "Não sinto mais pressão com esse obstáculo. Vejo mais uma saída", afirmou.
Com a queda do nível da água, Ekkapol e sua família conseguiram descer para o andar térreo da casa, mas ainda estão presos, pois as águas lá fora continuam fortes demais para permitir a saída.
Ekkapol e o time "Wild Boars" passaram quase três semanas presos nas cavernas de Tham Luang devido a uma inundação repentina, um episódio que comoveu o mundo todo e culminou em uma operação internacional de resgate.
Questionado se imagina enfrentar outra situação desse tipo, Ekkapol riu: "É difícil prever. Não podemos saber o que vem pela frente, mas espero não precisar subir no telhado novamente esta noite", concluiu.