Narong Phetcharaj encontrou a substância flutuando por acaso em meio às ondas
Na Tailândia, um pescador de 56 anos de idade que estava retornando para a praia após um dia de trabalho no mar encontrou nada menos que 30 quilos de âmbar cinza, uma substância esbranquiçada que se forma a partir de uma secreção presente nos intestinos de cachalotes.
O objeto flutuante estava sendo empurrado pelas ondas em direção à areia quando Narong Phetcharaj o avistou. Ele teve o palpite que podia se tratar de vômito de baleia, que é considerado valiosíssimo, e recolheu o item da água.
Conforme divulgado pelo Daily Mail e repercutido pelo UOL, o homem fez primeiro um teste caseiro para tentar descobrir se de fato tinha um pedaço de âmbar cinza em mãos. Ele colocou fogo em uma pequena amostra, e, ao observar o derretimento rápido da substância, pôde confirmar suas suspeitas.
Narong então levou a peça para um especialista, assim obtendo uma confirmação oficial.
"Estou tão animado que não sei o que fazer. Pretendo vender, porque já recebi um certificado que prova que ele é real. Se eu conseguir um bom preço, vou parar de trabalhar como pescador e dar uma festa para meus amigos", comentou ele em entrevista ao veículo.
A estimativa é de que o objeto possa valer 1 milhão de libras, que é o equivalente a 7 milhões de reais.