Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tesouro de joias e armas da Idade do Bronze é encontrado na República Tcheca

Durante trabalho de pesquisa em campo, arqueólogos com detectores de metal descobriram tesouro com vários objetos de bronze; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 01/08/2024, às 10h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos objetos do tesouro descoberto na República Tcheca - Reprodução/Podřipské Museum
Alguns dos objetos do tesouro descoberto na República Tcheca - Reprodução/Podřipské Museum

Durante uma pesquisa de campo, arqueólogos com detectores de metal descobriram, na República Tcheca, um inusitado tesouro com uma série de artefatos impressionantes, datados de cerca de 1600 a.C. (durante a Idade do Bronze). Os objetos — oito braceletes, dois alfinetes, oito machados e uma ponta de lança — foram encontrados próximos à cidade de Budyně nad Ohří, a cerca de 56 quilômetros de Praga, capital do país.

"A maioria dos itens é característica da Idade do Bronze Médio, com apenas um machado pertencente ao período anterior", pontua o professor associado do Museu da Região de Říp e da Universidade de Jan Evangelista Purkyně, e curador do tesouro, Martin Trefný, à Live Science. O machado em questão data da Idade do Bronze Inicial, segundo a Rádio Praga Internacional.

Machados podem ter sido usados ​​como ferramentas ou armas. A última função também se aplica à ponta de lança", acrescenta. "Braceletes eram ornamentos de antebraço, e alfinetes serviam para prender roupas ou, por exemplo, para estilizar o cabelo das mulheres".

+ Este é o rosto de uma mulher que viveu na Europa Central há 4 mil anos

Tesouro descoberto na República Tcheca / Crédito: Reprodução/Podřipské Museum
Artefatos encontrados na República Tcheca / Crédito: Reprodução/Podřipské Museum
Pontas de lança descobertas recentemente / Crédito: Reprodução/Podřipské Museum

"Todos os itens testemunham o avanço tecnológico dos fundidores e processadores de bronze na Europa Central há 3.500 anos", comenta Trefný ainda à Live Science. "A composição do tesouro também contribui para a compreensão da guerra, das técnicas de artesanato e da moda contemporânea da época. Considerando que os tesouros podem ter um significado ritual, eles também podem revelar um pouco sobre a religião contemporânea".

Por que foi enterrado?

Agora, os arqueólogos envolvidos na descoberta ainda não sabem com certeza, mas especulam o porquê de o tesouro ter sido enterrado. Para tentar justificar, apontaram três possibilidades:

"No primeiro caso, presume-se que os tesouros tenham uma função votiva, significando que eles serviram como oferendas às divindades", afirma Trefný. "No segundo caso, falamos de uma função econômica, onde os tesouros são interpretados como, por exemplo, armazenamento para fabricantes dos itens fornecidos".

Já a terceira hipótese é de que os artefatos teriam sido enterrados em meio a "uma situação de crise, onde foi necessário esconder os itens, por exemplo, dos inimigos". À Rádio Praga Internacional, o pesquisador ainda acrescenta que aquele tesouro poderia ser avaliado em até "milhões de coroas" (lembrando que, na cotação atual, um milhão de coroas tchecas vale cerca de 240 mil reais).

Por fim, segundo a Rádio Praga Internacional, os itens encontrados em breve devem estar expostos no Museu Podřipské, em Roudnice nad Labem.