O abalo sísmico ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 28, na cidade de Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais
Na madrugada desta quarta-feira, 28, um evento espantou os moradores da cidade de Sete Lagoas, localizada no interior de Minas Gerais. O acontecimento em questão se trata de um tremor de terra, que pôde ser sentido pela população, e até mesmo observado a partir do registro de algumas câmeras de segurança.
De acordo com informações do UOL, embora terremotos não sejam recorrentes no Brasil, devido sua posição em referência às placas tectônicas — blocos rochosos cujo atrito provoca abalos sísmicos —, o tremor desta madrugada foi o 20º registrado na cidade apenas este ano, segundo o Centro de Sismologia da USP.
Além disso, entre os terremotos registrados este ano, pelo menos quatro apresentaram algum risco de desabamento aos residentes de Sete Lagoas, possuindo uma magnitude acima de 4.0 na escala Richter — responsável por medir a intensidade de abaos sísmicos. O tremor da última madrugada, por sua vez, teve uma magnitude de apenas 2.8, sem qualquer dano registrado, de acordo com a Defesa Civil.
As equipes [da Defesa Civil] estão nos bairros onde o tremor foi mais sentido acompanhando e monitorando a situação junto aos moradores", alegou a prefeitura de Sete Lagoas em nota oficial.
Embora o terremoto registrado nesta madrugada fosse consideravelmente fraco, sem que tenha provocado qualquer dano aos moradores locais, imagens de algumas câmeras de segurança puderam revelar um tremor visível, logo após o estrondo usual, parecido com um trovão, de um abalo sísmico. Confira:
No bairro Mata grande em Sete Lagoas, é possível escutar som de explosão muito forte, e ver imagens da Câmara de segurança tremendo após forte estrondo. pic.twitter.com/wmI2lYJZdm
— Júnior Sousa (@juniorsinforma) December 28, 2022
Ademais, é importante ressaltar: em caso de abalo sísmico, é necessário verificar paredes, portas e janelas, a fim de identificar possíveis rachaduras que podem oferecer risco a pessoas próximas e, caso encontradas, a Defesa Civil deve ser alertada.