O Equador confirmou nesta semana a descoberta da espécie após 100 anos de seu desaparecimento
Na última terça-feira, 25, o Equador anunciou que uma tartaruga gigante, encontrada na Ilha Fernandina, nos Galápagos, em 2019, pertence a uma espécie que era considerada extinta há 100 anos.
A tartaruga fêmea foi retirada da ilha e submetida a estudos genéticos. Suas amostras foram comparadas a espécimes de um macho encontrado por uma expedição da Academia de Ciências da Califórnia, em 1906.
[BOLETÍN] Tortuga encontrada en Fernandina corresponde a una especie considerada extinta hace 100 años. Leer más ↘️ https://t.co/eHfEDC0M4lpic.twitter.com/fWHYR0VhG9
— Parque Galápagos (@parquegalapagos) May 25, 2021
A equipe da Universidade de Yale, nos EUA, divulgou o resultado que surpreendeu a comunidade científica. Da espécie Chelonoidis phantasticus, o animal desaparecido há um século pode ser uma esperança para que outras tartarugas sejam encontradas na região em breve.
Em sua página oficial no Twitter, o ministro do Meio Ambiente, Gustavo Marique, afirmou: “Acreditava-se extinta há mais de 100 anos! Reconfirmamos sua existência. A tartaruga da espécie Chelonoidis phantasticus foi encontrada em #Galápagos”.
¡Se creía extinta hace más de 100 años! Hemos reconfirmado su existencia. La tortuga de la especie Chelonoidis phantasticus fue encontrada en #Galápagos. Empezar con tan buenas noticias nuestra gestión es una linda coincidencia. La esperanza está intacta. #JuntosLoLogramospic.twitter.com/KOmBMLIfEY
— Gustavo Manrique M. (@GustavoManriq_M) May 25, 2021
Danny Rueda, diretor do Parque Nacional de Galápagos, confirmou que uma expedição ao local está sendo planejada para o segundo semestre de 2021. Ele ainda alegou que “esta descoberta, sem dúvida, renova nossa esperança de recuperação desta espécie”.