"A idade das tartarugas não supera três meses de vida”, afirma comunicado que informou que “as espécies estavam envolvidas em plásticos”
Segundo o Ministério do Meio Ambiente do Equador anunciou no Twitter, uma mala com 185 exemplares de tartarugas foi encontrada por membros do Parque Nacional de Galápagos (PNG) e por representantes do aeroporto local. De acordo com a AFP, 10 tartarugas estavam mortas dentro da mala.
O ministério informou que a descoberta ocorreu “durante uma inspeção de rotina do @aerogalapagos e do @parquegalapagos”. Agora, a polícia e a promotoria locais prometem investigar o caso.
#URGENTE | Durante una inspección rutinaria entre @aerogalapagos y @parquegalapagos en el aeropuerto de #Baltra, se detectaron 185 tortugas neonatos en una maleta que se trasladaba al Ecuador continental. Fiscalía y #UPMA están tomando procedimiento. Noticia en desarrollo. pic.twitter.com/qXHqmGyukZ
— Ministerio del Ambiente y Agua de Ecuador (@Ambiente_Ec) March 28, 2021
Localizada a 1.000 quilômetros da costa do Equador, as Ilhas Galápagos possuem uma fauna e flora únicas no mundo. Segundo a AFP, o local já serviu de laboratório natural para o naturalista britânico Charles Darwin desenvolver sua aclamada teoria sobre a evolução das espécies. A região ganhou esse nome devido as gigantescas tartarugas que vivem por lá.
"A idade das tartarugas não supera três meses de vida e sua carapaça é extremamente jovem para determinar a ilha de onde foram retiradas", declarou o Aeroporto Ecológico de Galápagos em um comunicado. A nota ainda afirma que “as espécies estavam envolvidas em plástico e 10 não sobreviveram”.
No Twitter, Marcelo Mata, ministro do Meio Ambiente, fez duras críticas a “esses crimes contra a fauna silvestre e o patrimônio natural dos equatorianos”. Além disso, afirmou que confia que o responsáveis “serão punidos com todo o rigor, conforme as normas vigentes” — o tráfico de animais silvestres pode acarretar em uma pena de um a três anos de prisão no Equador.