Em comunicado, o grupo pediu para que os trabalhadores voltem as suas funções normalmente.
Nesta terça-feira, 17, os talibãs anunciaram uma anistia geral para os funcionários do Estado, pedindo para que voltem a trabalhar normalmente, dois dias depois de dominarem o Afeganistão.
"Uma anistia geral foi decretada para todos (...) portanto devem retomar sua vida cotidiana com total confiança", relataram em um comunicado.
Após a conquista relâmpago em 10 dias e a fuga do presidente Ashraf Ghani, os talibãs multiplicaram gestos para a retomada da rotina no país. Nesta terça-feira, muitas lojas reabriram as portas e o fluxo de pessoas voltou a circular.
Porém, as mulheres ainda temem pelo seu futuro e não arriscam pisar nas ruas. Em seu domínio no regime anterior, durante 1996 e 2001, as meninas foram proibidas de frequentar as escolas e as mulheres foram proibidas de andar em público sozinhas, apenas acompanhadas de homens e cobrindo o corpo inteiro, não podiam trabalhar, estudar ou serem tratadas por médicos do sexo oposto. Aquelas que se recusavam a seguir as ordens eram castigadas e executadas.