Adolescente de 15 anos sofreu emboscada enquanto surfava na praia de Pyramids Beach, na costa oeste do país; agora, ele aguarda cirurgia
Zac Hlaing, um adolescente de 15 anos, foi atacado por um tubarão enquanto surfava em Pyramids Beach, na costa oeste da Austrália, às 5h40 da última terça-feira. Apesar de sofrer seis ferimentos profundos na perna e no pé esquerdo, Zac manteve a calma, remou até a praia e foi socorrido por outros surfistas.
Ele agora aguarda uma cirurgia para remover possíveis fragmentos de dentes ou ossos deixados no ataque.
O jovem relatou que estava esperando uma onda quando notou uma grande cauda batendo na água, logo após o momento em que algo se prendeu à sua perna. “Só senti algo agarrando minha perna, deu uma sacudida e depois soltou”, contou ao portal 7news.com.au. “Foi tudo muito rápido.”
Ainda em estado de choque, Zac conseguiu controlar o nervosismo e nadar de volta à praia. "Na hora, não senti dor porque ainda estava em choque", disse ao The West Australian. “Tentei manter a calma e não entrar em pânico.”
Jay Reeves, um surfista local, testemunhou o momento e viu que o pé de Zac sangrava muito. “Ele falou, mas conseguiu subir na prancha e remar de volta, tão calmo quanto possível”, lembrou.
Reeves ajudou o adolescente a chegar ao hospital. "Coloquei ele nas costas e o levei até o carro. Envolvi seu pé com uma toalha para estancar o sangramento e o levei direto ao hospital", explicou à mídia local.
Apesar do ocorrido, Zac não pensa em abandonar o surfe, esporte que pratica desde criança. “Surfo a minha vida toda porque meu pai me incentivou, e moramos perto da praia. É o que faço durante todo o verão”, disse o jovem, demonstrando sua determinação em voltar ao mar.