Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pinguim

Surfista salva pinguim ferido em praia no litoral de São Paulo

Ave ficou ferida depois de ser arremessada por ondas contra as rochas da Praia do Tombo, no Litoral Sul de São Paulo

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 12/07/2024, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ave foi resgatada por surfista - Divulgação/Redes sociais
Ave foi resgatada por surfista - Divulgação/Redes sociais

Um surfista salvou um pinguim que ficou preso entre as pedras da Praia do Tombo, em Praia Grande, litoral de São Paulo, na última sexta-feira, 5.

A ave estava sendo filmada pelo drone do surfista Diego Bispo, de 35 anos, quando, por volta do meio-dia, foi arremessada pelas ondas contra as rochas.

Bispo costuma filmar a Praia do Tombo e já registrou outros animais marinhos, como arraias, baleias e golfinhos na área. No dia do resgate, ele gravava seus amigos surfistas quando avistou o pinguim nadando no mar. Porém, o que começou como uma simples filmagem se transformou em uma missão de resgate.

Ele tava muito perto das pedras e veio uma série [de ondas] que jogou ele lá para dentro. Ele ficou se batendo nas pedras. Ficou ali um bom tempo e eu filmando aquilo, cara. Tava já desesperado”, disse o homem, segundo informações do portal Metrópoles.

O resgate

O surfista relata que observou à distância o sofrimento do pinguim, que conseguiu sair sozinho das pedras. No entanto, após a experiência traumática, o animal estava ferido e não conseguia mais se mover normalmente. “Ele já saiu bem debilitado, não conseguia mexer as partes de trás”.

Bispo então entrou no mar para resgatar o animal. Mas a tarefa não foi fácil, já que o pinguim se debatia e tentou escapar da prancha várias vezes. Foi graças à ajuda de um guarda-vidas que o surfista conseguiu finalmente capturá-lo e levá-lo até a faixa de areia.

Em seguida, a ave foi levada a um posto do Corpo de Bombeiros, que a encaminhou ao Instituto Gremar, especializado no resgate de animais marinhos na região. Bispo tem mantido contato frequente com o instituto e informou que recebeu notícias na quinta-feira (11/7) de que o pinguim está se recuperando bem.