Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

'Superlua azul': Veja detalhes sobre o espetáculo que iluminará o céu nesta semana

O fenômeno astronômico único, denominado de "Superlua azul", poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil a partir desta segunda-feira, 19

Redação Publicado em 19/08/2024, às 17h26 - Atualizado às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da Lua - Getty Images
Imagem ilustrativa da Lua - Getty Images

Nesta semana, o céu do Brasil será palco de um espetáculo raro e deslumbrante: a Superlua Azul. Isso ocorrerá a partir da noite desta segunda-feira, 19, e seguirá até a manhã de quarta-feira, 21, oferecendo aos observadores a chance de presenciar uma Lua cheia em seu ponto mais próximo da Terra, conhecida como perigeu.

Apesar do nome intrigante, a Superlua Azul não possui coloração azul. A denominação refere-se às situações específicas em que duas Luas cheias ocorrem no mesmo mês ou quando há uma terceira Lua cheia em uma estação que possui quatro. Este mês de agosto traz a terceira Lua cheia do inverno no Hemisfério Sul, com a quarta prevista para setembro, originando o título de “Lua Azul”.

Para aqueles que desejam observar este evento, o momento ideal será ao anoitecer, embora a Lua deva surgir no céu a partir das 15h25. A observação não exige nenhum equipamento especial, mas é silencioso encontrar um local com pouca nebulosidade e luz, como áreas rurais ou parques.

Por que Superlua?

A Superlua, termo popularizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, ocorre quando a fase cheia da Lua coincide com 90% do seu perigeu, resultando em um satélite até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua cheia comum.

Segundo a 'Folha de Pernambuco', além de sua grandiosidade, a Lua cheia sempre envolveu misticismo e lendas em várias culturas, sendo a “Lua Azul” um termo com registros históricos que remontam ao ano de 1528.