A idosa, que sobreviveu ao Cerco a Leningrado, carregava cartazes contra a invasão da Ucrânia
Elena Osipova, idosa que sobreviveu ao Cerco a Leningrado, comandado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, foi detida pela polícia da Rússia nesta quinta-feira, 3, na cidade de São Petersburgo. Ela protestava contra a invasão russa ao território ucraniano.
Conforme informações divulgadas pelo jornal "El País", a mulher é conhecida nacionalmente em razão de um grafite que dedicou a uma amiga que perdeu a família inteira durante o cerco nazista.
De acordo com o portal de notícias UOL, a ativista que tinha em mãos dois cartazes com frases em defesa da paz na Ucrânia e do fim das armas nucleares em todo o mundo acabou sendo presa por dois policiais de choque e levada no camburão.
#Russia: Saint Petersburg police arrested Elena Osipova, a World War II survivor, for demonstrating against the war on Ukraine.#Ukraine#UkraineKrieg#RussianUkrainianWar#UkraineRussiaWar#RussiaUkrainepic.twitter.com/4AZLlF1H4Z
— Ukraine now (@Ukrainenowi) March 3, 2022
A Rússia tem reprimido fortemente toda e qualquer manifestação contra os ataques à Ucrânia. Conforme apontou a ONG de monitoramento de violência estatal OVD-Info, ao menos dois mil cidadãos foram detidos somente durante os protestos realizados no último domingo, 27.