Em debate, Simone Tebet foi questionada por Soraya Thronicke sobre filas do SUS
No primeiro debate das eleições presidenciais de 2022, a Band reuniu os principais candidatos à presidência do Brasil: Lula(PT), Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (UB) e Luiz Felipe d'Avila (Novo). O debate aborda questões cruciais no cenário brasileiro em que o próximo presidente vai assumir.
Ainda no primeiro bloco do debate, Simone Tebet foi questionada por Soraya Thronicke a respeito do que 'fazer para diminuir as filas no SUS'. Ao iniciar sua resposta, Tebet criticou a gestão do governo Bolsonaro durante a pandemia de covid-19.
Simone afirmou que Bolsonaro"virou as costas para a dor das famílias enlutadas e negou vacina no braço do povo brasileiro". Ela também relembrou o atraso do governo compra de vacinas, e a dor das famílias que perderam entes durante a pandemia: "Não vi o presidente abraçar uma mãe que perdeu o filho", e continuou ao citar a suspeita de corrupção na compra da vacina.
Tebet, então diz que será necessário "decretar estado de emergência para criar um crédito extraordinário e com isso colocar dinheiro nos municípios e estados, para que cada cirurgia, exame e consulta realizada seja imediatamente pago".