Três astronautas ficaram ‘presos’ na estação espacial e voltarão ainda esse ano
As agências espaciaisrussa, Roscosmos, e norte-americana, Nasa, informaram nesta quarta-feira, 11, que a Rússia irá enviar uma nova nave Soyuz, a MS-23, para realizar o resgate de 3 astronautas que estão aguardando para voltar à Terra. Eles se encontram agora na Estação Internacional (ISS).
No próximo dia 20 de fevereiro, a nave irá sem tripulação e trará de voltaDimitriy Petelin e Sergey Prokopyev, cosmonautas, e o astronauta americano Francisco ‘Frank’ Rubio, como informado pela ANSA, via Uol.
Em setembro, os três chegaram à ISS à bordo da Soyuz MS-22, contudo, na metade de dezembro foi verificado a perda do líquido refrigerador e foi feita uma análise no Espaço. A agência espacial russa informou que o problema aconteceu depois de uma colisão com um pequeno meteorito.
A MS-22 voltará para a Terra sem tripulação por questões de segurança. Atualmente, 7 profissionais estão na ISS, mas caso aconteça a necessidade de abandono do local, há somente uma nave, que tem espaço para 4 pessoas. O MS-23 também servirá como uma espécie de “salva-vidas”.
A cooperação entre a Nasa e a Roscosmos acontece durante um momento tenso entre os dois países, devido a guerra da Ucrânia. Os trabalhos na ISS são uma exceção, já que todas as demais parcerias espaciais foram encerradas ou suspensas por conta do conflito.