Satélite da agência espacial registrou o percurso de destruição nas Ilhas Canárias; veja
O rastro de lava deixado pelo vulcão em erupção Cumbre Vieja, que percorreu as comunidades de El Paraiso e Todoque, em La Palma, nas Ilhas Canárias, foi registrado em imagens feitas pela agência espacial americana Nasa.
Como reportou a CNN Brasil, o satélite Landsat 8 da Nasa foi responsável por captar as imagens no último domingo, dia 26 de setembro, que mostram o enorme impacto deixado pela erupção do vulcão na região.
O satélite mostrou as partes mais quentes da lava nas fotografias ao utilizar o infravermelho, que registra exatamente o caminho da lava. Isso porque o material resfria na superfície e adquire uma crosta escura, não ficando vermelho e laranja como conhecemos.
O rastro escuro, com uma fumaça que vai em direção nordeste da imagem, é uma mistura de cinzas, dióxido de enxofre e outros gases da atmosfera e também puderam ser registrados pelo satélite da Nasa.
A lava destruiu, em seu percurso, cerca de 400 casas, fora as estradas e plantações agrícolas, chegando a dez dias de erupção após Cumbre Vieja passar cerca de 50 anos “adormecido”.
Confira as imagens a seguir.