Erupção vulcânica continua causando destruição nas Ilhas Canárias
Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 21/09/2021, às 19h00 - Atualizado às 21h50
Após passar por uma série de tremores em proporções que não são vistas há décadas, o vulcão Cumbre Vieja, que até então estava adormecido, passou por uma erupção no último domingo, 19, segundo repercutido pelo UOL.
Embora ele fique em La Palma, nas Ilhas Canárias, a um mar de distância do Brasil, havia a hipótese de que, caso ele entrasse em atividade de forma muito explosiva, poderia provocar um tsunami que atingiria as Américas, incluindo o litoral brasileiro.
Felizmente, por conta dos alertas prévios dados em relação ao Cumbre Vieja, a erupção vulcânica não deixou feridos. Para tanto, 6 mil moradores da região foram evacuados.
A lava, todavia, "não deixou nada em seu caminho", como descreveu o prefeito do vilarejo de El Paso, Sergio Rodriguez. Dessa forma, estima-se que muitos ficarão permanentemente desabrigados à medida que a parede de seis metros de altura composta de magma e rocha avança pelas aldeias próximas ao vulcão.
"Está literalmente engolindo as casas, a infraestrutura urbana e as plantações que encontra em seu caminho", comentou ainda o presidente da Ilha de La Palma, Mariano Hernández Zapata, também de acordo com o UOL.
Uma outra preocupação para os moradores do local é o momento em que a lava irá se encontrar com o oceano, contato que poderá gerar gases tóxicos.
Veja abaixo um vídeo que mostra a lava se movendo: