Datadas da era Kakatiya, os objetos são de grande valor histórico e cultural, segundo os pesquisadores
Em uma vila de Siddipet, no estado indiano de Telangana, pesquisadores do New Telangana History Group (NTHG), encontraram cinco esculturas do século 13, conforme repercutiu o Deccan Chronicle.
Liderados pelo pesquisadorSriramoju Haragopal, a equipe se deparou com os artefatos bastante destruídos perto de um tanque, ao lado de um templo da cidade. Os objetos foram identificados como sendo da era Kakatiya, que perdurou entre os séculos 12 e 14.
Representatives of New Telangana History Group found a cluster of 13th-century sculptures in a neglected condition near a temple tank Siddipet district https://t.co/LtkINM6e1t
— Deccan Chronicle (@DeccanChronicle) July 19, 2021
Após a descoberta das raras esculturas, os membros do NTHG contataram o Dr. E. Siva Nagireddy, arqueólogo e diretor do Centro Cultural. Ao fazer uma visita ao local da descoberta, o pesquisador anunciou que os objetos representavam as figuras do hinduísmo, como Devi, Chennakesava, Venugopala e Bhairava.
Além de serem ornamentadas com características da arte Kakatiya, Nagireddy afirmou que instruções nas peças indicavam a data 1296 d.C.. Um pedido de proteção para as relíquias foi feito ao governo indiano.
Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história.
Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.