Postagem de Lil Nas X nas redes sociais foi mal recebida após lei recente que criminaliza comunidade LGBTQIA+ em Uganda
Nesta quina-feira, 23, o rapper norte-americano Lil Nas X, conhecido por sucessos como "Old Town Road", "Industry Baby" e "Montero", causou polêmica nas redes sociais ao perguntar no Twitter "onde estão os gays na África". Anteriormente, o governo da Uganda proibiu, através de uma lei, a identificação de pessoas como LGBTQIA+.
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a comunidade LGBTQIA+ da África considerou que o cantor, que é gay, foi insensível à situação de proibição da identificação de pessoas como lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queers, como descrito pela ONG Human Rights Watch. A postagem rendeu diversos comentários e dividiu opiniões.
Em um dos comentários, uma internauta pede para que Lil Nas X, um dos headliners do festival Lollapalooza Brasil desta sexta-feira, 24, "tenha cuidado com a África". Outra pessoa considerou: "Você está seguro onde está, se viesse para Uganda, seria muito difícil para as pessoas te reconhecerem quando você voltasse".
where do the gays be in africa i wanna come there
— pussy (@LilNasX) March 22, 2023
Durante sessão no Parlamento de Uganda, que contou com a participação de diversas autoridades locais, David Bahati, do partido Movimento de Resistência Nacional, disse:
"Nosso Deus criador está feliz com o que está acontecendo. Eu apoio o projeto de lei para proteger o futuro de nossos filhos. Trata-se da soberania de nossa nação, ninguém deve nos chantagear nem nos intimidar".
Já Yoweri Museveni, ditador do país da África Oriental, deliberou, em pronunciamento oficial na última quarta-feira, 22:
Os homossexuais são desvios do normal. Por quê? É por natureza ou criação. Precisamos responder a essas perguntas. Países ocidentais devem parar de desperdiçar o tempo da humanidade tentando impor suas práticas a outras pessoas".