Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Queda no consumo de álcool no Japão faz governo lançar competição nacional

Para aumentar receitas fiscais, governo japonês quer incentivar pessoas a ingerirem mais bebidas alcoólicas

Isabela Barreiros Publicado em 18/08/2022, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa mostra prato de sushi e copo de cerveja - Divulgação/Pixabay/sunglockryu
Imagem ilustrativa mostra prato de sushi e copo de cerveja - Divulgação/Pixabay/sunglockryu

A queda no consumo de álcool após uma mudança de comportamento entre os jovens fez com que o governo japonês decidisse investir em uma competição nacional para pedir propostas que ajudem a incentivar pessoas a ingerirem mais bebidas alcoólicas.

Quando as receitas fiscais de álcool no Japão sofreram diminuição, atingindo o orçamento do país, as autoridades logo propuseram a campanha “Saquê Viva!”, anunciada pela Agência Nacional de Impostos (NTA).

Segundo a NTA, o consumo de álcool entre os japoneses caiu de uma média de 100 litros por pessoa por ano em 1995 para 75 litros em 2020, uma redução que afetou o déficit nacional de mais de ¥ 48 trilhões.

Acredita-se que a pandemia de covid-19 possa ter colaborado para a mudança de estilo de vida, especialmente entre os jovens. Em 2020, os impostos sobre o álcool representaram 1,7% da receita tributária do Japão, em comparação aos 3% de 2011 e 5% de 1980.

“Como o trabalho em casa avançou até certo ponto durante a crise de covid 19, muitas pessoas podem ter questionado se precisam continuar o hábito de beber com os colegas para aprofundar a comunicação”, disse um funcionário da NTA ao Japan Times. "Se o 'novo normal' se enraizar, isso será um obstáculo adicional para a receita tributária."

“Saque Viva!”

A nova campanha do governo japonês consiste em pedir que pessoas entre 20 e 39 anos apresentem projetos, incluindo “novos produtos e designs”, assim como formas de promover o consumo, que possam ajudar na revitalização das bebidas alcoólicas.

De acordo com o site local JiJi.com, a competição vai até 9 de setembro e os finalistas irão para uma cerimônia de premiação em Tóquio no dia 10 de novembro. A expectativa é que as ideias vencedoras sejam comercializadas.

O Ministério da Saúde do Japão destacou esperar que a “Saque Viva!” também ressalte aos consumidores a importância de consumir somente a “quantidade apropriada de álcool”.