Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oxford

Qual foi a palavra do ano segundo o dicionário Oxford?

O dicionário britânico revelou qual foi a palavra mais relevante de 2023, e se trata de uma gíria popularizada online; entenda!

Redação Publicado em 04/12/2023, às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ ijeab
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ ijeab

De acordo com um anúncio feito nesta segunda-feira, 4, pela Oxford University Press (OUP), a palavra que definiu 2023 foi "rizz", uma gíria norte-americana surgida no meio online.

Trata-se de uma versão abreviada de "carisma", porém é utilizada especificamente no campo romântico, sendo usada para descrever "a capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual", ainda segundo o dicionário.

Exemplo interessante 

Rizz foi escolhido pelos especialistas em línguas do OUP como um exemplo interessante de como a linguagem pode ser formada, moldada e compartilhada dentro das comunidades, antes de ser adotada de forma mais ampla", afirmou o anúncio. 

A palavra, vale mencionar, se popularizou entre a geração Z (nascida entre 1997 e 2010), sendo impulsionada, por exemplo, por uma entrevista com o ator Tom Holland em que o entrevistador perguntou se ele tinha "rizz" — ao que Holland disse não ter nenhum, apesar de estar em um relacionamento com Zendaya, conforme repercutiu o portal O Globo.

Outro detalhe curioso é que a eleição da palavra do ano de Oxford contou com a votação do público. Outros termos finalistas foram "swiftie", "beige flag" e "situationship", que descrevem, respectivamente, um fã da cantora Taylor Swift; um traço de personalidade que não chega a ser alarmante, mas não é exatamente positivo em um novo parceiro; e um relacionamento de ar romântico que ainda não é um namoro.