O político fez o comentário diretamente para o líder do Kremlin, que concordou com a perspectiva
Durante um encontro entre Vladimir Putin e Alexander Lukashenko, presidente de Belarus, um país aliado da Rússia, os líderes comentaram a respeito da situação econômica global.
A reunião, que foi transmitida pela televisão, incluiu uma brincadeira por parte dos políticos de que os países do Ocidente estariam culpando o líder do Kremlin por todos os seus problemas.
Na economia, os agradecimentos são realmente a eles (no Ocidente), pois eles nos deram um grande impulso para nosso próprio desenvolvimento. O que está acontecendo lá é que eles realmente subestimaram isso ao ler sua própria mídia. Eles têm inflação, mas a verdade é 'Putin é o culpado', 'Putin é o culpado por tudo'", apontou Lukashenko, conforme repercutido pelo UOL.
O presidente russo concordou com a afirmação. "Teremos uma conversa séria com eles", disse com um sorriso.
Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, houve inúmeros esforços de isolamento econômico por parte do mundo em relação à nação invasora a fim de desencorajar a continuidade do conflito.
As medidas, que ainda não foram bem-sucedidas em pôr um ponto final à guerra, infelizmente desencadearam uma série de aumentos de preços. O petróleo e gás natural foram afetados, assim como produtos relacionados ao mercado alimentício, como óleo de cozinha e fertilizantes.
No fim de março, a ONU também acusou o governo russo de abrir caminho para uma "crise mundial alimentícia" ao iniciar um conflito militar que compromete os recursos de duas nações produtoras de grãos.