Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Porto militar romano de 2,7 mil anos é descoberto na Turquia

Estudos subaquáticos na cidade turca de Çanakkale, antiga cidade romana de Parion, revelaram segundo porto antigo da cidade

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 18/07/2024, às 18h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea da área em que porto militar romano foi descoberto na Turquia - Divulgação/DHA
Fotografia aérea da área em que porto militar romano foi descoberto na Turquia - Divulgação/DHA

Estudos subaquáticos recentes realizados na cidade de Çanakkale, no noroeste da Turquia — onde, no passado, existiu a antiga cidade portuária romana de Parion —, revelaram vestígios de um segundo porto antigo da cidade. Este recém-descoberto, porém, tem a peculiaridade de possivelmente ter servido aos militares da região.

Segundo o Arkeonews, Parion ficou conhecida, no passado, como a maior cidade da região, com diâmetro aproximado de 4 quilômetros, sendo assim um importante porto para assentamentos vizinhos.

No ano 546 a.C., ela se tornou uma cidade grega, sob domínio persa, e mais tarde, em 334 a.C., foi uma das áreas tomadas por Alexandre, o Grande, durante sua invasão à Ásia Menor. Após a morte do macedônio, a cidade foi tomada pelos Atálidas de Pérgamo e, pela vontade de Átalo III em 133 a.C., foi finalmente entregue aos romanos.

Agora em 2024, completa-se 20 anos que a área é escavada, a fim de descobrir mais sobre o patrimônio histórico e arqueológico da antiga Parion. As escavações vêm sendo lideradas pelo professor Vedat Keleş, reitor da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Ondokuz Mayıs (OMU).

+ Armadura romana de 1.500 anos, descoberta na Turquia, é restaurada

Porto militar romano

Anteriormente, já era conhecida a existência de um porto ao sul de Parion, descrito em uma série de fontes antigas. Porém, graças a estudos subaquáticos recentes, foi descoberto um outro porto mais ao norte, descrito por Keleş como sendo "um pouco menor em tamanho do que o porto do sul, que é o porto comercial".

Porém, um detalhe relevante e também conhecido a partir de fontes antigas é que Parion "era uma colônia de legiões, então há uma possibilidade de que este porto possa ter sido um porto militar. Os estudos subaquáticos que realizaremos nos darão informações mais detalhadas sobre esta questão", continua Keleş.

Agora, Keleş pretende continuar escavando e descobrindo cada vez mais sobre Parion, a fim de tornar cada vez mais claro seu merecido status do passado.