Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Armadura romana

Armadura romana de 1.500 anos, descoberta na Turquia, é restaurada

Datada de 1.500 anos atrás, a antiga armadura é a única da legião romana Lorica Squamata já encontrada, na região do Mar Negro da Turquia

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 20/06/2024, às 11h43 - Atualizado em 23/06/2024, às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Armadura romana descoberta na Turquia antes e depois de restauração - Divulgação/Anatolian Archaeology
Armadura romana descoberta na Turquia antes e depois de restauração - Divulgação/Anatolian Archaeology

No ano de 2021, arqueólogos encontraram, durante escavações na antiga cidade de Satala, localizada na atual vila de Sadak, na região do Mar Negro da Turquia, uma curiosa armadura da legião romana Lorica Squamata.

Feita há 1.500 anos, a peça fascina e foi restaurada recentemente, anunciou através do X, antigo Twitter, Mehmet Nuri Ersoy, ministro da Cultura e Turismo da Turquia.

Segundo o site Arkeonews, Satala foi onde governou, ao longo de 600 anos, a 15ª Legião do Império Romano, a Legio XV Apollinaris. Após a armadura encontrada, foi removida e transferida para o Laboratório Regional de Restauração e Conservação de Erzurum, na Universidade Erzurum Atatürk.

A partir de tomografia e análise com raios-x, os pesquisadores descobriram, para a surpresa geral, que grande parte da armadura seguia preservada. Assim, a equipe iniciou os procedimentos de conservação e restauro, que foram concluídos só recentemente, após três anos de trabalho; a conclusão foi divulgada pelo Anatolian Archaeology.

Armadura romana restaurada / Crédito: Divulgação/Anatolian Archaeology

Armadura rara

Conforme comunicado, a armadura se relaciona com o período romano tardio, um exemplo significativo das armaduras Lorica Squamata. Vale mencionar que na era romana, armaduras do tipo não eram feitas sob encomenda, mas sim reparadas e reutilizadas quando necessário.

Por isso, exemplares sobreviventes são raros, visto que armaduras danificadas ou inúteis eram geralmente derretidas para servirem a outros propósitos.

"O único modelo de armadura Lorica Squamata conhecido no mundo, que foi revivido em mãos experientes no Laboratório Regional de Restauração e Conservação de Erzurum, sobreviveu até os dias atuais em condições quase perfeitas", escreveu no X Mehmet Nuri Ersoy.