De acordo com o representante do Kremlin, a paz poderia chegar imediatamente caso país se submetesse a certas condições
Dmitri Peskov, representante do governo russo, anunciou nesta terça-feira, 28, que o conflito iniciado pela Rússia contra a Ucrânia pode chegar ao fim imediatamente caso as autoridades do país invadido concordem com as demandas do Kremlim.
A parte ucraniana pode acabar [com o conflito] no mesmo dia. Deve ordenar às unidades nacionalistas que entreguem as armas, ordenar aos soldados ucranianos que entreguem as armas e todas as condições estabelecidas pela Rússia devem ser aplicadas. Então, tudo terminará em um dia", afirmou o porta-voz, segundo apurado pela AFP.
As demandas de Vladimir Putin para o fim da guerra incluem uma mudança na constituição ucraniana de forma a garantir que a nação nunca entre na OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte), assim como a desanexação de certos territórios.
De acordo com o Kremlin, essas regiões separatistas estão sendo libertadas por suas tropas. O governo da Ucrânia, por sua vez, já fez pronunciamentos anteriores mantendo-se firme na posição de manter o país com seu tamanho atual.
Essas e outras discordâncias entre as autoridades dos dois lados fizeram com que, até o momento, as negociações de paz fossem infrutíferas.