Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Internacional

Porta-voz dos EUA diz compreender quem celebra morte do presidente do Irã

O porta-voz dos EUA, Matthew Miller, ofereceu condolências e disse, durante coletiva nesta segunda-feira, 20, que entende a comemoração os iranianos

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 20/05/2024, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matthew Miller e Ebrahim Raisi - Getty Images
Matthew Miller e Ebrahim Raisi - Getty Images

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, afirmou em uma coletiva nesta segunda-feira, 20, que entende os iranianos que estão comemorando a morte do presidenteEbrahim Raisi.

O que aconteceu

Miller foi questionado sobre relatos de iranianos celebrando o acidente que resultou na morte de Raisi. Ele comentou:

Certamente, consigo entender por que há pessoas no Irã que se sentem assim."

O porta-voz citou a "opressão brutal" exercida pelo governo iraniano, especialmente contra mulheres e meninas, como motivo para tais sentimentos. "Especialmente se você olha para abusos contra mulheres e meninas, eu posso ver por que as pessoas se sentem assim.”

Apesar disso, Matthew Miller emitiu um comunicado oficial oferecendo "condolências" pela morte de Raisi. "Os Estados Unidos expressam suas condolências oficiais pela morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, do ministro das Relações Exteriores, Amir-Abdollahian, e de outros membros de sua delegação em um acidente de helicóptero no noroeste do Irã."

Miller também destacou que as condolências não alteram a visão dos EUA sobre o Irã. "Nossa abordagem fundamental em relação ao Irã não mudou e não mudará."

Acidente de helicóptero

A mídia estatal iraniana confirmou a morte do presidente Ebrahim Raisi, um ultraconservador, em um acidente de helicóptero causado por instabilidade climática.

Raisi e mais três pessoas estavam retornando de uma viagem oficial ao Azerbaijão neste domingo, 19. A morte foi confirmada por volta das 7h (horário local, 0h30 de segunda-feira em Brasília).

Além de Raisi, também faleceram o chanceler Hossein Amir-Abdollahian, Malek Rahmati, governador de Azerbaijão Oriental, e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem. 

Mohammad Mokhber, o vice-presidente do Irã, deve assumir o cargo deixado por Raisi, sujeito à aprovação de Ali Khamenei, líder supremo do país. Mokhber assumirá provisoriamente, e segundo o UOL, novas eleições deverão ser convocadas dentro de 50 dias.


*Sob supervisão