O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu no último domingo, 19, após sofrer um acidente de helicóptero na fronteira entre o Irã e o Azerbaijão
Publicado em 20/05/2024, às 08h59
Neste domingo, 19, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofreu o que foi noticiado como um "pouso forçado" de helicóptero quando voltava do Azerbaijão. Porém, conforme divulgado pela TV estatal iraniana nesta segunda-feira, 20, tanto ele quanto os outros tripulantes da aeronave morreram.
+ Morre Ebrahim Raisi, presidente do Irã, em queda de helicóptero
Conforme repercutido pelo G1, a agência de notícias República Islâmica (IRNA) noticiou a queda do helicóptero durante uma tentativa de aterrissar na região de Varzaqa, na fronteira entre o Azerbaijão e o Irã. Ebrahim Raisi tinha 63 anos, e agora deve ser substituído pelo vice-presidente do país, Mohamad Mokhber.
Mokhber agora deve trabalhar ao lado dos Poderes Legislativo e Judiciário, para planejar as próximas eleições presidenciais do país, que devem ocorrer em até 50 dias.
Sobre o acidente, as autoridades acreditam que pode ter acontecido em decorrência da má visibilidade na região, que sofria com mau tempo e neblina. Em imagens filmadas de Raisi pouco antes do acidente, é possível observar a densa neblina ao lado de fora do helicóptero.
— KENYA GOSSIP HUB (@kenyasgossips) May 20, 2024
Hoje, foram divulgadas ainda novas imagens do local do acidente, onde é possível observar os destroços do helicóptero de Ebrahim Raisi em meio às montanhas na fronteira entre o Irã e o Azerbaijão. Vale mencionar que o Irã anunciou cinco dias de luto em homenagem ao presidente morto.
Na ocasião, Raisi sobrevoava a província do Azerbaijão Oriental, perto da cidade de Jolfa, a cerca de 600 quilômetros a noroeste de Teerã, capital iraniana.
Mossad planted a mountain in the flight path of the helicopter carrying Ebrahim's Raisi.
— Imtiaz Mahmood (@ImtiazMadmood) May 20, 2024
Mountain 1 - 0 Helicopter pic.twitter.com/hVuQdvN7Nm